segunda-feira, abril 18, 2005

As cegonhas estão de volta - Oh Não...


Posted by Hello

Sou tão ecologista como o meu vizinho, mas falando com pessoas que vivem nas cercanias de ninhos de cegonhas percebo o pesadelo do seu dia a dia, aliás basta ver o recente episódio da remoção dos ninhos na igreja de Pardelhas, se existe ilação a retirar é a de que a coexistência urbana não é pacífica.
Há que d’el Rei se alguem se atrever em “deslocalizar” um ninho de cegonhas, tudo quanto é associações ambientais e demais pseudo intelectuais arvorados em defensores ambientais mas que vivem longe q.b. desta situação lhe caírá em cima. Li em diversos comentários a posts colocados pelos diversos blogs apelidarem esta postura de fundamentalismo ecológico, acho a comparação exagerada no entanto também acho exagerada a cegueria da maioria dos bloggers e comentadores em não reconhecer a existência de um lado menos benéfico,menos “simpático”, da existência destas aves quando inseridas num meio urbano.Se pelas mais diversas razões as cegonhas têm a sua importância, o que ninguém nega de forma alguma,então que se crie as condições necessárias para que nidifiquem de forma segura e sem entrar em conflito com o ser humano, pois a simbiose entre os dois, senão muito dificil em meios urbanos é impossível dada a conflitualidade.
As fotos são belas,quem já não as viu nos mais diversos locais na Murtosa a proporcionar um cenário muito bonito efectivamente, mas creio que a postura dos bloguistas não serve os propósitos nem das cegonhas nem das pessoas pois ao limitar os seus “serviços” á denúncia e procura de culpados, dada a posição humana de ser governante sobre a terra o mar e o céu, não será dificil de antever o resultado final, todos sabemos que existem leis que regem estas situações e que ninguém está ou deveria estar acima delas,mas a verdade é nua e crua ou seja os ninhos foram abaixo e a responsabilidade vai morrer “solteira”. Creio que até á data o único blog que versou de uma forma “construtiva” esta questão foi o “Murtoseiro”, pois fugiu á fácil tentação de procurar culpados e debruçou-se sobre o que efectivamente era pertinente : factos e legislação (a maioria dos bloguistas concerteza não sabia nem uma coisa nem outra ou então muito pouco das duas).

As opiniões dos outros, bloguistas ou não, com a cara orgulhosamente destapada ou sob capa anónima,sendo que da condição anónima não se retira a ilação de cobardia, desde que não insultuosos, deveria ser respeitada, mesmo que vá contra ou os nossos princípios ou as nossas convicções, quando vejo esta situação resvalar para uma condição do género: quem não está connosco está contra nós e quando o “contra nós” sob capa anónima é catalogado de cobarde, acabam por dar razão a quem adjectiva as posturas tomadas como fundamentalistas...

Da pluralidade de ideas se produzem as melhores soluções,portanto se existem sentimentos de verdadeiro interesse pelo bem estar das cegonhas,quer se concorde ou não com a remoção dos ninhos (e não estou a expressar uma opinião minha sobre a matéria, comento na generalidade), quer se goste ou não de cegonhas, quer se concorde ou não com os métodos utilizados (não verso a questão legal desta matéria pois ela é clara), que se ponha toda esta sinergia em redor das cegonhas a bom uso e em proveito delas e não nos limitemos á simples procura de culpados, nem utilizemos estes nossos espaços para ensaios de puritanas virtudes, camufladas sob uma capa de modéstia, as cegonhas certamente não agradecerão...

Que se coloque estas sinergias ao serviço das cegonhas por forma a que se fomente a criação das condições necessárias para que vivam em paz no meio de nós sem conflitualidade.Pelo que me toca, já tomei em consciência as acções que entendi que deveria tomar.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ta bem abelha. Tanta conversa e sumo nicles. com capa ou sem capa não dá para entender se esta alma é a favor ou contra a situação que tanta tinta fez correr nos blogs. aconselha-se o raphael a seguir a sua verdadeira vocação e continuar a sua pesquisa nos livrinhos antigos.

terça-feira, 19 abril, 2005  
Blogger BB said...

Meu caro amigo(a),
Se sou a favor ou contra isso pouco importa pois trata-se somente de uma opinião minha. O importante nesta questão toda é salvaguardar os interesses das cegonhas,utilizando para tal se possível,estes nossos espaços publicos. Que fez e faz correr tinta já todos sabemos, o que ainda se está para saber é se foi em prol das cegonhas ou não.

O meu amigo(a)que faz parte das hostes de "cegos liderados por cegos", pois está mais preocupado em saber se sou a favor ou contra do que propriamaente em opinar de forma util em prol das cegonhas...

terça-feira, 19 abril, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Temos aqui um neo-iluminado!

terça-feira, 19 abril, 2005  
Anonymous Anónimo said...

sim, este tem futuro.

terça-feira, 19 abril, 2005  

Enviar um comentário

<< Home