sábado, abril 23, 2005

Factos Históricos

A Murtosa é de formação geológica recente, conquistada naturalmente às águas e foi durante muitos séculos lodo e pântano.
À medida que as águas recuaram, cresceu e solidificou-se, tornando-se um convite à fixação dos primeiros habitantes, ainda receosos das doenças que empestavam a região.
Já em tempos mais chegados a nós, os males do paludismo, as sezões ou maleitas eram um flagelo para quem aqui vivia. Daí o culto ao S. Paio, advogado das sezões.

Hoje o concelho é constituído por quatro freguesias: Murtosa (cujo centro é Pardelhas), Monte, Bunheiro e Torreira ( entretanto elevada a vila ).

Já nos princípios do séc. XIII, há referências a Pardelhas, pertencente ao termo de Figueiredo. Nos séc. XVI, numa espécie de censo da população, a Murtosa aparece como pertencente ao termo da vila de Antuã.

A freguesia da Torreira fez parte do termo de Cabanões e, mais tarde, de Ovar, passando para o concelho de Estarreja em 1855, onde se manteve até à constituição do concelho da Murtosa.

O Monte era um lugar da Murtosa até à sua criação como freguesia civil, em 17 de Julho de 1933.

O Bunheiro pertenceu à freguesia de Avança, devendo ter sido destacado pelos fins do séc. XVI.

A prosperidade agrícola e económica da região levou a que a Murtosa se tornasse sede de concelho próprio e fosse elevada a Vila em 29 de Outubro de 1926.

É Padroeiro do concelho Nossa Senhora da Natividade.
Na história do concelho, destaca-se a importância da emigração.
Os murtoseiros emigraram sobretudo para os E.U.A., Brasil, Venezuela, França e Alemanha. Dentro do território nacional, os movimentos migratórios verificaram-se para o Porto e Lisboa e para zonas costeiras, como Cascais, Sesimbra, Setúbal, Alcácer do Sal e Olhão.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez, as fontes de informação ficaram nas couves...

sábado, 23 abril, 2005  
Blogger BB said...

In "Alma Murtoseira", by
Neves Raphael - 23 Abril 2005

sábado, 23 abril, 2005  
Anonymous Anónimo said...

sim senhor, ou alma (penada) tem mais de 100 anos e assistiu a todos os acontecimentos que descreve ou então tem poderes mediúnicos...
Quando se pensa fazer figurões à custa de estudos alheios, acaba-se por fazer figurinhas (tristes).

sábado, 23 abril, 2005  
Blogger BB said...

O meu amigo deturpa o sentido deste blog a pretexto de um sentido que não entendo.
Se tiver o cuidado de ler o primeiro post, verificará que o intuito é somente partilhar algumas infomações a respeito da Murtosa, a maior parte delas disponíveis a quem tiver um computador, mas que pelas mais diversas razões ficam relegadas para segundo plano. Não existe qualquer intuito de fazer "figurões" como lhe chamou,mas o meu amigo parece mais interessado nisso que eventualmente contestar qualquer facto histórico que esteja incorrectamente descrito neste post. Desde já agradeço-lhe o interesse no "Alma Murtoseira"

sábado, 23 abril, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Caro Neves
É sempre a mesma coisa.Eu tinha razão.
Murtosa

sábado, 23 abril, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sexta-feira, 06 maio, 2005  

Enviar um comentário

<< Home