quinta-feira, setembro 03, 2009

S.Paio da Torreira - Edição 2009

Ora aí está mais uma edição do S.Paio da Torreia, versão 2009.
Gostamos que as tradições se mantenham, mas de quando em quando dava um certo jeito “elevar a coisa” sei lá...vejamos, serão estes os artistas que irão actuar entre os dias 04 e 08 de Setembro:
- Banda Europa
- Grupo MJ
- Graciano Saga
- Banda Luz
- Banda 2002
- Miguel e André
- Nova União
...desde já aqui deixamos as nossas mais sinceras desculpas a quem se sentir indignado mas....alguem conhece estas bandas? Sem desprimor para ninguem, mas Quim Barreiros (estão a ver no que é que se iria transformar a Torreira com o Quim a tocar?), Mónica Sintra, Emanuel, Rute Marlene...sei lá...só para citar alguns dos nomes mais conhecidos que de momento nos assola a mente, não poderiam vir?... e não nos venham chatear com os custos destes artistas, há tanto sítio onde se desperdiça dinheiro...as coisas bem planeadas.... por aqui nos ficamos.

Até parece que o S.Paio, com todas as dificuldades que é organizar um evento destes, se limita a ser “chapa 5”.
Lá teremos as habituais regatas de moliceiros, as habituais corridas de bateiras e chinchorros, as rusgas (que de tradicionais, pese embora exista gente de valor na Murtosa que se aprimora para reeditar com a maior fidelidade ás tradições do antigamente só para ver um agrupamento que pouco ou nada tem a ver com as nossas tradições ganhar....), a missa e respectiva procissão e as sessões de fogo no mar e na ria..e prontos...já está.
A tradição manda e diz que o S.Paio pouco mais é que rua acima rua abaixo ou seja ir do mar á ria e da ria ao mar, tudo bem, mas sempre se podia fazer a coisa com um pouco mais de “elevação”

Outro ponto curioso de se ver este ano vai ser verificar como se irá processar o fluxo rodoviário. Todos os anos é o que se sabe, filas intermináveis de e para a Torreira, este ano então com o constrangimento causado pelas obras na ponte da varela o cenário deve ser lindo. Será que alguem se vai lembrar de estudar um potencial cenário de percurso alternativo por forma a tornar o fluxo de transito mais fluído de e para a Torreira? Será que alguem se lembrou de estudar com a GNR um plano para orientar o transito que não se limite a um agente em cada lado da Varela e mais um ou outro na zona do restaurante “A Tricana” como vendo sendo habitual todos os anos?
Mais...como vendo sendo habitual todos os anos, os exageros no consumo de alcool vão seguramente voltar a verificar-se, relembro que no ano passado houve leitores que sugeriram que se montasse um pequeno hospital de campanha na torreira, nada mau, mas por outro lado a Torreira tem um centro de saude e assim sendo porque não ter o centro em horário”profundamente” reforçado durante as noitadas a fim de poder atender os mais desprevenidos e incautos quando se toca a copos? Isto sem falar no facto de que a prestação de socorro seria muito mais rapida entre vários outro benefícios que se poderiam enumerar


Seguramente nos quer parecer que esta romaria se torna, porventura até já se tornou em mais uma valia Murtoseira absoluta e completamente desaproveitada.

Seguramente que a RTP; a TVI e a SIC sabem como chegar á Murtosa...

1 Comments:

Blogger Miki said...

Quanto ao programa, foi mais do mesmo, mas a nível de fluxo do trânsito, houve melhorias enormes, graças ao desimpedimento da ponte da varela nos dias de festa (após o fogo na Ria demorei 8 escassos minutos desde que entrei no carro até chegar às Quintas do Norte. Tempo "de Inverno", chamemos-lhe assim.
E o Centro de Saúde esteve efectivamente de horário reforçado, com médico e enfermeiras até de madrugada.

Continuam é a faltar umas quantas casas-de-banho (mesmo das portáteis) para fazer face às necessidades...

sábado, 19 setembro, 2009  

Enviar um comentário

<< Home