quarta-feira, outubro 07, 2009

11 Outubro 2009 - Parte II

O que é que diferencia a candidatura do PS da do PSD?

Em nosso entender e honestamente, os traços gerais de ambas as candidaturas têm muito de comum, mas muito mesmo e aqui não estamos a discutir ideologias politicas, pois as mesmas (pese embora muito boa gente discorde desta afirmação) não são em nada iguais ou semelhantes ou remotamente semelhantes.

No caso particular de uma eleição autárquica, mais do que ideologias discutem-se acções e planos especificamente aplicáveis á natureza do concelho e é neste contexto que em nossa opinião as candidaturas da Ana Rebimbas e do Santos Sousa, nas suas linhas gerais, têm muito de comum.

Então pode-se perguntar onde é que as duas candidaturas se diferenciam?

É nossa opinião que as duas candidaturas se diferenciam em basicamente um ponto:

- Na credibilidade.

O programa do PS tem de facto alguns princípios básicos estruturantes interessantes mas não apresenta nada, mas nada mesmo de inovador. Aparentemente limita-se a reformular, a florear e a redesenhar o que já de si existe no concelho (onde basicamente assenta o programa eleitoral do PSD). Umas das ideias propostas pelo PS e com todo o respeito que nos merecem os direitos dos animais e as associações que se dedicam a proteger esses mesmos direitos, mesmo que por vezes incorram em fundamentalismos absurdos (escusado recapitular as diversas novelas sobre as cegonhas…), mas… será que a criação de um canil municipal é mesmo uma prioridade para os murtoseiros?

Percorrendo o programa eleitoral do PS onde é que podemos encontrar ideias, soluções e propostas que de uma forma ou outra não existam no programa eleitoral do PSD?
Em lado nenhum (pelo menos naquelas ideias que realmente são importantes)

Mais… em nosso entender depois de 4 anos de uma oposição absolutamente miserável, com que atitude de “confiança” se pode apresentar a candidatura do PS? Há de facto algum “Sangue Novo” nesta candidatura do PS, mas será que lhes será dada a oportunidade de marcarem alguma diferença? Será que lhes será dada a hipótese de romper com o passado ou pelo menos com a menos boa imagem com que o PS presenteou os murtoseiros nos últimos 4 anos? Honestamente não acreditamos.
Por ventura terá este “sangue novo” a oportunidade de se preparar e mostrar o que vale ao longo destes próximos 4 anos por forma a que nas próximas eleições possa o PS apresentar uma candidatura que de facto a diferenciei da do PSD.

Mas nem tudo é ouro sobre azul na candidatura do PSD.
“Culturalmente falando”…. mais 4 anos do mesmo não é abusar um pouco da paciência dos murtoseiros?
Por outro lado como será daqui a 4 anos? Um facto inegável que esta candidatura tem alguns nomes de peso por detrás que ao longo dos últimos anos (e não nos limitamos aos últimos 4) que têm desenvolvido um trabalho notório e extraordinário.
Aqui o destaque vai sem qualquer sombra de dúvida para o Joaquim Baptista.
Notável o seu desempenho e a sua dedicação e sem sombra de duvida que bem apoiado por uma equipa dinâmica e inovadora tem todas as condições, caso assim o decidam os Murtoseiros, de pegar no leme. O seu a seu dono!

De igual forma uma palavra de destaque para o candidato á Junta de Freguesia do Monte. Um “júnior” nestas andanças mas um “júnior” que promete. Á muito que o Monte clama por uma mudança e poderá estar aqui inegavelmente uma real possibilidade. Sem desprimor para o trabalho efectuado ao longo dos últimos anos pelo actual presidente, mas sendo certo que o hábito faz o monge, o habito também é propício á estagnação e o Monte estagnou.

Assim sendo cremos que não estaremos tanto a discutir quem é que nos próximos 4 anos vai presidir aos destinos da nossa terra, mas sim (se para tal estivermos bem mais atentos) quem é que destas eleições sairá com as maiores probabilidades de daqui a 4 anos estar em condições de discutir uma eleição.

Não nos parece que seja exequível uma vitória do PS nestas eleições e seguramente não estamos a fazer prognósticos antecipados pois só mesmo no dia 11 de Outubro se saberá o resultado e esse compete aos murtoseiros definir nas urnas, mas esta é a nossa convicção.

No próximo domingo os murtoseiros irão votar e seguramente irão votar em consciência. Desta votação irá sair o executivo que presidirá aos nossos destinos nos próximos 4 anos mas também nos irá facultar uma boa ideia de como será gerida a Murtosa para além dos próximos 4 anos.

O Futuro decide-se AGORA!