sábado, abril 30, 2005

A origem da Murtosa – A Lenda

Tudo o que é belo para além de ter a sua origem baseada em factos históricos, também tem a sua lenda, a isso a Murtosa não escapa.
A nossa documentou-a o saudoso Prof. J.Vilar.

"Diz-se, na tradição corrente, que a progenitora do grande povo da Murtosa terá sido uma moça muito bonita, chamada Teresa Caqueja, natural de Fermelã, desterrada para aqui em expiação de crime que a tradição não pormenoriza.
A Murtosa então, ainda sem nome, era terra de condenados ao desterro. Sozinha entre o céu e a terra lodosa, construiu a primeira casa de tábuas, uma arrecoleta ou recoleta na costa do Chegado, no local que ainda conserva o nome de "Chão das Figueiras". Sobreviveu.
Arroteou um pedaço de terreno, fez horta, semeou e viveu do que colhia.

Um dia, um pescador que passava encostou o barco à borda. Encontrou a Teresa sozinha. Falaram. Eram ambos moços. Amaram-se e casaram. Tiveram filhos. Entre fomes e farturas cresceram e multiplicaram-se no cumprimento do mandato genesíaco. Ele na água, pescando, arrancando o estrume para os campos. Ela tratando da terra. Ambos na simbiose característica da nossa gente "anfíbia" como, séculos depois, escrevia Raul Brandão."

VILAR, Jaime - Lenda ou Tradição?

3 Comments:

Blogger BB said...

Muito Obrigado Powermax.
É sempre bom saber que há quem goste destas pequenas pérolas que publico. Elas encontram-se disponíveis, infelizmente a falta de informação ou nenhuma informação mesmo, fazem com que passem quase completamente despercebidas.

Um abraço e fica bem.

sábado, 07 maio, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

domingo, 08 maio, 2005  
Blogger Cirnarte said...

Obrigada por porem a lenda da Murtosa aqui.Se não fossem voces nao poderia fazer o meu trabalho para aescola.

domingo, 24 janeiro, 2010  

Enviar um comentário

<< Home