segunda-feira, outubro 24, 2005

O Cais da Béstida



Sei que dinheiros a fundo perdido são isso mesmo , perdem-se no fundo de uma qualquer coisa....

Então foi p’ra isto que “ressuscitaram” o cais da béstida?
Antes a morte que a má sorte diz o povo.

Voltou o cais á sua velha sina antes de lhe terem dado um sopro de esperança de que se calhar ainda poderia vir a representar um papel de relativo interesse na vida dos Murtoseiros.
Longe os tempos de glória em que a sua utilidade foi inquestionável até á construção da ponte da varela, mas certamente não merecia a sorte a que foi votada durante anos a fio até que umas almas movidas por um qualquer dever “p’ro bono” em prol da Murtosa lhe resolveram devolver , não a sua utilidade primária mas a sua dignidade como marco da história da Murtosa.

Tanto se escreveu e tanto se enalteceu na altura os “p’ro bonos” Murtoseiros e verdade seja dita que enquanto durou o espirito “p’ro bono” era um dos locais mais aprazíveis de se estar, uma alternativa á Torreira e um encanto de perder de vista.

Quantas promessas de amor foram forjados naquele cais entre travessias ?
Quantos suspiros ouviu aquele cais e quiçá ainda ouve ?
Quantas serenatas inspirou ?

Dos que usufruiram da sua utilidade primária muita saudade, boas memórias e histórias devem reter e hoje ao olhar o que sobra do cais da béstida ,perdida num fundo qualquer dum lugar qualquer que só Deus e poucos mais saberão, resta-lhes dizer com uma mágoa que concerteza lhes tolda a voz : “Antes a morte que a má sorte.”

Já nem avento a possibilidade de se tentar rentabilizar económicamente o local, mas por dever aos cargos que ocupam e por respeito aos Murtoseiros que os colocaram nesses lugares, devem e em minha opinião e a isso são obrigados, os dirigentes politicos da Murtosa mostrar alguma vontade em encontrar uma solução condigna para esta questão, nem que seja relegar de uma vez por todas para um fundo qualquer perdido do olhar estas intenções\acções que de beneméritas e “p’ro bono” só existem na interpretação pessoal dos interesses pessoais de quem as patrocina.

A Murtosa não precisava disto.

41 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É no que dá as engenhocas de determinadas pessoas afamadas

segunda-feira, 24 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Que agora até andam de Mercedes...

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Mais um projecto falhado dos Jardineiros da Ria.
Já compraram tanta coisa e ao fim ao cabo, os turismos nunca dão em nada.

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

aqui está um tema interessante, que desejo não descambe numa troca de mimos!
O cais da Bestida deveria ser um cartaz de visita da nossa vila e merecia mais respeito pelo papel fulcral que em tempos desempenhou no quotidiano da Murtosa.
É pena que alguns "inteligentes" se aproveitem dos subsídios a fundo perdido para tirar partido temporariamente de alguns dos nossos símbolos para depois os deixarem ao abandono.
Mas a culpa é essencialmente do poder central. Deveria ser como nos benefícios fiscais: deduziu o Iva por exemplo na compra de um auómóvel? Vendeu o mesmo? tem que liquidar o benefício usufruido anteriormente...
Se assim fosse das duas uma: ou nem sequer se concorria aos subsídios, ou uma vez implantado o projecto pensar-se-ia duas vezes antes de o abandonar!!!
Acredito que o novo executivo tem uma pessoa bastante sensível a estes assuntos e que tentará pelo menos manter o que existe. Espero que as minhas expectativas não saiam guradas!

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Antes de se mandarem bocas ao desbarato há que perguntar quem é actualmente o «dono» da concessão da bestida. Se aquilo está naquele estado a responsabilidade é do concessionário, neste caso os jardins da ria

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Blogger BB said...

Segundo me informaram, aquando da aquisição da concessão por parte dos J.da Ria, já o cais se apresentava no estado lastimável que hoje novamente conhecemos.

Muito pertinente e absolutamente "na mouge" o comentário do anónimo que refere a forma como se faz o aproveitamento dos subsídios para depois de monteráriamente se ter usufruído dele se abandonarem os projectos.

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Fui eu que fiz o comentário do aproveitamento dos subsídios.
Quando os jardins da ria adquiriram a concessão o cais da Bestida já se encontrava abandonado pelo anterior concessionário e usufrutuário dos subsídios.
Não se trata de mandar bocas, trata-se de analisar factos e não foi apenas no cais da Bestida que tal aproveitamento aconteceu!
Mas um voto de louvor temos que dar a esses "concorrentes ao subsídios"... pela sua capacidade de apresentarem projectos com viabilidade de aprovação!
Seria um bom formador para a CMM... Consultem-no, pode ser que ele vos explique como se candidatarem com sucesso a todos os benefícios.

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

São as espectativas dos nossos adeptos de bancada que no fim começam com pezinhos de lã e paninhos quentes a mostrar que são de quem ganhar.

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

E mais giro que isto vai ser quando ou se tentarem fazer disto uma bomba jornalística, aos calanhares de quem é que eles vão atirar...

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Penso que será este o objectivo deste tipo de comentário. Se alguém sabe o que realmente aconteceu e se vê que se estão a dizer barbaridades, ilucide quem não sabe...
Exponha as verdadeiras razões para acabar com especulações!
Agora dizer que não é bem assim mas não esclarecer, fica o dito pelo não dito e quem não sabe continuará na eterna dúvida

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Blogger BB said...

Caro Amigo(a) Nokiasms,
Se crê que tanto o material do post como os comentários subsequentes são barbaridades então reponha a verdade dos factos e explique-se.

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

O Sr Neves Raphael sabe muitas coisas da Murtosa antiga mas sobre aquilo que é tão recente parece que só sabe o que lhe interessa. É pena que não se documente bem antes de mandar recados a quem não tem responsabilidade no motivo deste post. Desta maneira está a julgar erradamente pessoas de bem e que tiveram coragem e gosto para fazer alguma coisa de bonito e interessante no Cais da Béstida. Mas como todo o negócio quando se passa para outras mãos não há nada que obrigue os novos gerentes a ter a mesma filosofia. E foi o que aconteceu. Mas o objectivo do post, infelizmente, pretende mais atacar o empreendedor que pegou naquilo do que criticar os actuais concessionários. É por estas e por outras que a História está cheia de relatos falsos de cronistas da treta.

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Mas que aquilo está uma miséria está. Tal como o Francês. será que há alguma relação?

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Então mas o João Guilherme vendeu aquilo? Não fazia ideia. Aos Carvalhos? Agora é que vai tudo para o car....
O anónimo anterior tem razão. O Francês já foi. Agora vai o Português. Eu até já ouvi dizer que a seguir é o café do Bico.
O Zé da tripa é que nao cede a essa poderosa família. Zé da tripa a Presidente da República. Mas sem a mulher (ou ex).

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

O zé Pagosh vendeu mais uma dúzia de pastéis de nata e também comprou o pasquim da Farela. Falta alguém?

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

COMO É QUE SE CONCORRE A ESSES FUNDOS PERDIDOS SE SÃO PERDIDOS POR NATUREZA?
HÁ QUE SER MESMO ARTISTA. TENHO UM POÇO VELHO EM CASA E QUERIA TORN~-LO ATRACÇÃO TURISTICA. SERÁ QUE POSSO CONCORRER?

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Blogger BB said...

Não existe nenhuma intenção de atacar quem quer que seja, o propósito deste tema visa somente alertar para o estado em que o cais se encontra, no entanto verdade seja dita que os Jardins da Ria quando adquiriram a concessão já o cais se encontrava num estado lastimoso, então quem o colocou em tal estado não tem responsabilidades?, ademais acrescidas pelos cargos politicos que exerceu e pela cobertura jornalistioca dada ao evento por alturas da sua inauguração...
ou terá sido uma cobertura e uma inauguração tambem a fundos perdidos?

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

O perdido, perdido está. Mas quem ficou a perder realmente?

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

A sua memória de elefante parece querer enganá-lo. A degradação deu-se pela demora dos actuais concessionários em iniciar a exploração somente durante o Verão. Por isso aqui fica uma rectificação ao seu lapso de memória.
Para quem não quis atacar pessoalmente alguém não é lógico que insista a fazer alusões como as do último comentário. Tanta esperteza!!!

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Blogger BB said...

Caro Nokiasms,
Tem toda a razão quando fala no investimento e mais valia que a bestidatours representou, no entanto e volto a frisar pois parecer ser um tema que ignora constantemente, quando os Jardins da Ria adquiriram a concessão a Bestida Tours já estava de Pés p'ra cova como se costuma dizer.
Pergunta : Porque é que o criador a deixou ficar nesse estado?
Pergunta : Vendeu-a antes de ir ao fundo e porque se era assim um marco tão importante ?

A Murtosa fica efectivamente mais pobre sem aquele local e por lá ter passado muitas tardes é que lamento o estado de abandono a que foi votado.
Podemos atribuir algumas responsabilidades aos actuais donos da cocessão por ainda não terem recuperado o local ou apresentado um plano de recuperação, mas indubitavelmente que as maiores culpas recaem no antogo prprietário, por muitos argumentos que esgrima o meu amigo.

quarta-feira, 26 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Está a ser esquecido um ponto fundamental.
é inquestionável o valor que a Bestida Tour adquiriu em termos turísticos, o que significa que os subsídios foram bem aplicados.
No entanto, uma questão surge: Receberam-se os subsídios, houve uma correcta aplicação das verbas e um consequente encaixe de dividendos. Resultado = lucro sem investimento inicial.
De seguida a concessão foi vendida ou cedida a terceiros, havendo lugar a novo encaixe de capital, certo?
A questão mantem-se... se a concessao foi vendida os fundos iniciais deveriam ter sido devolvidos para que outros pudessem concorrer de novo, não vos parece?
Não se trata de atacar o antigo proprietário, até porque como anteriormente disse, algum mérito ele tem!

quarta-feira, 26 outubro, 2005  
Blogger BB said...

ABSOLUTAMENTE DE ACORDO e esse é um dos pontos fulcrais deste post e de alguns comentários já publicados.

quarta-feira, 26 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

PARECE QUERER IGNORAR O QUE LHE DISSE ACERCA DO MOMENTO EM QUE A CONCESSÃO COMEÇOU A DEGRADAR-SE.
AO SENHOR NEVES RAPHAEL FALTA-LHE CORAGEM DE SE MOSTRAR COM O SEU VERDADEIRO NOME QUANDO O QUE PRETENDE MESMO É DENEGRIR A IMAGEM DE QUEM FEZ ALGUMA COISA PELO TURISMO PELA ÚNICA VEZ NAQUELE LOCAL
TROQUE O SEU MERCEDES E VERÁ QUE FICARÁ MAIS SATISFEITO.

quarta-feira, 26 outubro, 2005  
Blogger BB said...

Pelo conteúdo do seu comentário então devemos estar os dois acometidos da mesma "maleita" com a diferença de que EU
identifico-me enquanto o meu
amigo(a) nem por isso mas continua muito mais preocupado com a minha identidade e com as minhas posses que prórpiamente com o clarificar o que diz ser menos claro nos meus e outros comentários.

quarta-feira, 26 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Eu cheguei a ir tomar café ainda o Dr.João tinha aquilo e o cais já começava a degradar-se, com os plasticos a ficarem rasgados, pessoal a pescar na zona da atracagem onde estavam as mesas e logo na entrada para a zona do bar, mesmo ao lado da placa que dizia ser proibido pescar.
A zona das mesas já estava com moliço seco de quem pra lá ia pesacr e o Dr. pouco se importava disso, devia ser porque já estava vendido e "quem viesse atrás que fechasse a porta"

quarta-feira, 26 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

quarta-feira, 26 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sexta-feira, 28 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

caro Neves Raphael
Penso que este genero de comentarios é que deviam de ser apagados.
Isto em nada abona o conteudo do seu post

sábado, 29 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sábado, 29 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Belo soporífero, para quem souber isso.

sábado, 29 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

é impressionante como de um tema k deveria realmente preocupar a todos dado k o cais da bestida é um bem comum, fala-se de td: do frances, do ze da tripa (e até da mulher!!)!! k raio de comentários menos proprios e k em nada contibuem para o bem comum! tb n sabia k 'tanta gente' se chamava ANONIMO!!! parece k passou a ser um nome comum dakeles k gostam de criticar e maldizer sem terem coragem para darem a cara... e dizem-se cultos e de bem!!!

domingo, 30 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

e o que é que nos garante que a senhora é mulher e que se chama isabel?

segunda-feira, 31 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

segunda-feira, 31 outubro, 2005  
Blogger BB said...

Alguns problemas informaticos impediram que pudesse apagar alguns comentários que em nada contribuiram para a cabal discussão do tema publicado.
Aos autores ressabiados : Já esgotaram os 15 minutos de fama a que tinham direito, como diria Andy Kaufan

terça-feira, 01 novembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

terça-feira, 01 novembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

quarta-feira, 02 novembro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home