sábado, setembro 24, 2005

Eleições Autárquicas – Desenvolvimento Cultural

Salvo raras excepções que resultam ou da tradição ou da simples tenacidade dos seus autores a Murtosa é um deserto cultural, recheada de “Dotores”
Tirando o Festival da Canção que é um manifesto exercício de tenacidade do seu organizador que até virou tradição, todas as outras demostrações de cultura no nosso concelho são esporádicas , isoladas ou não sobrevivem.
Tempos houve em que habitava um Orfeão na Tavares Gravato, que participava em encontros fora do concelho. Desapareceu como a “Lâmpada de Ìlhavo”, sem deixar rasto, volta e meia vêm a luz do dia algumas peças de teatro levadas á cena, mas são actos isolados, no entanto a capacidade existe, basta ver o resultado da encenação “Murtosa Revisitada”, levada á cena na Murtosa e nos Estados Unidos.

O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Murtosa mereçe tratamento de pelourinho.
É uma nulidade.
Revitalize-se as colectividades incentivando-as a organizar actividades culturais.
Não sou apologista da atribuição de subsídios a torto e a direito , mas não me oponho á sua atribuição específica a quem apresentar um plano de actividades estruturado e que o cumpra á risca, podendo vir a ser penalizada caso não o venha a executar.

As colectividades da Murtosa do meu conhecimento são :
Centro Recreativo Murtoense (CRM) - Pardelhas
Associação Cultural e Desportiva do Monte ( ACDM ) - Monte
Sport Marítimo Murtoense ( SMM ) – Murtosa
Associação Cultural Bunheirense ( ACB ) - Bunheiro
Sei que existe algo na Torreira e nas quintas, “mea culpa” por não as saber chamar pelo nome.
Estas colectividades estão culturalmente moribundas, senão vejamos :
Tiramos o andebol ao monte e o que resta? , pouco ou nada. Será que aproveitando-se da sua forte vocação desportiva não se podiam organizar uns saraus desportivos?
Tiramos o futebol ao Marítimo e o que resta? Nada!, Aqui admito ser o caso mais ”bicudo” de se resolver, mas concerteza que se resolveria.
Ao CRM já se tirou quase tudo, sendo que é a colectividade Murtoseira com maiores potencialidades, um diamante bruto á espera de ser lapidado.
Enfim, são meros exemplos do estado das nossas colectividades.
Que se divulge e publicite as festividades de maior impacto social que a Murtosa tem, como as festividades do S.Paio. É um óptimo cartão de visita ao concelho e quem vem acaba por gostar e voltar.

Que cultura tem hoje a Murtosa para oferecer aos Murtoseiros ?
Nenhuma em minha opinião, então se não tem para consumo interno na cabeça de quem, se acha que terá para consumo externo?

Ah já sei nos responsáveis pelo pelouro da cultura da Câmara Municipal da Murtosa.

48 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sábado, 24 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sábado, 24 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sábado, 24 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Parece-me captar uma certa ironia no último parágrafo.
É verdade que nem tudo pode ser direccionado para o pelouro da cultura da CMM, mas se ele existe algo deveria fazer não vos parece?
Em relação às instituições que inumera, aconselho-o a tentar ajudar qualquer uma delas, pois assim verá que é impossível fazer mel sem abelhas!
No caso concreto da ACDM, a sua actividade não se reduz apenas ao andebol. É verdade que mais poderia ser feito, mas também é verdade que algo se procura fazer extra a modalidade principal.
A ACDM é uma instituição que vive das quotas dos associados, dos patrocinios que recolhe e dos donativos de simpatizantes e amigos. Não é fácil inscrever mais de meia centena de atletas e dirigentes em Agosto /Setembro, quando o subsídio camarário ainda não chegou e a bem da verdade não se sabe quando chegará e principalmente qual o montante.
Um bom trabalho de formação poderia ser feito em parceria com as escolas, mas sem verbas não é possível.
As instalações necessitam de obras, mas será que surgirá algum apoio extra da CMM?
Alguém alguma vez viu um dos membros do executivo camarário presente num dos jogos do ACDM? Ou por exemplo, no torneio de futsal, que começa a trazer à Murtosa equipas de terras vizinhas? Não concerteza que não...
Aliás em relação ao referido torneio, a CMM doou 100 € para a aquisição de uma taça, e na mesma altura doou a uma instituição das quintas 150 € para a aquisição de uma taça para um torneio /concurso (de pesca penso eu), qual o critério?
O executivo foi convidado para as comemorações dos 30 anos do clube, apenas nos honrou com a sua presença o Eng. Baptista.
Antes de acusar-mos as instituições analisemos a realidade das mesmas. E o que acontece no ACDM, certamente acontecerá na maioria.
Concordo que não cabe à CMM o monopólio da cultura murtoseira, mas caberá à CMM a descentralização das decisões e consequentemente das verbas, e a posterior fiscalização dos destinos das mesmas.
Peço desculpa ao autor pela extenção do meu comentário.

domingo, 25 setembro, 2005  
Blogger BB said...

Caro anónimo,
De forma alguma o post tem a intenção de acusar qualquer das instituições inumeradas, o post visa somente alertar para o facto de que as mesmas precisam de mais apoio e de um aopio diferente do que até aqui tem sido mais ou menos dado, como o exemplo que cita esclarece.
Acredito não ser fácil ao ACDM ir para além do que tem feito assim como ao SMM e ao CRM quiçá por falta de uma clara politica de desenvolvimento cultural que não se resuma simplesmente a atribuir verbas ás colectividades muitas vezes sem um critério claro e definido e manifestamente insuficiente, se bem que tambem não sou apologista de que as colectividades se tornem instituições subsídio dependentes.

Agradeço o contributo.

domingo, 25 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Não defendo que as institiçõs sejam subsídio dependentes, mas todos nós concordamos que são essas mesmas instituições que divulgam o nome da Murtosa e fazem algo pela nossa comunidade.
O que defendo é que a CMM aproveite os recursos de cada instituiçãoe e trabalhe em conjunto com as mesmas. Por isso falo em descentralização e posterior controle das actividades propostas

domingo, 25 setembro, 2005  
Blogger BB said...

Nessa capítulo estamsso plenamente de acordo, esperemos é que o novo executivo camarário que sairá das eleições tambem pense assim e não se limite a evoluir " na continuidade"

domingo, 25 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Permita-me que faça aqui algumas considerações sobre o que chama de “pelourinho” da cultura da CMM. Para além das Associações do concelho, a CM tem a seu cargo verbas disponibilizadas pelo governo destinadas ao equipamento das escolas do concelho.Segundo tenho conhecimento existem computadores em todas as salas de aula, a CM colabora em visitas de estudo, festas de Natal, carnaval, Dia Mundial da Criança. Ate aqui tudo muito certo, mas..... e sobre livros escolares?Quando existem alunos carenciados será que a CM nao podia disponibilizar uma verba para comprar esses livros?
Pelos vistos não pode. Mas segundo as informações que tenho, se for mesmo implantado no concelho o projecto “Crescer a Brincar”, a CM vai subsidiar na totalidade os livros para esse projecto. Esses livros não são básicos para a aprendizagem dos alunos.Quanto a mim foi um tal Sr. ,que decidiu editar esses livros, experimentou-os em algumas escolas(resultados não são conhecidos) e agora tenta “impingir” esse projecto para vender os seus livros. E como por aí anda uma Sra. Professora que foi sempre muito “iluminada” e que agora deixou de dar aulas para estar a tempo inteiro numa dessas quaisquer actividades culturais da CM (nem sei se ela faz parte do tal “pelourinho” só sei que anda por lá....) apoiou de braços abertos o tal projecto. E se nada mudar vamos ter a CM a comprar esses livros para todos os alunos do primeiro ciclo do ensino básico. Isto não faz sentido.... lá vai o nosso dinheirinho.... Se fosse para benefício das crianças estava plenamente de acordo. Ou até se fosse um conjunto de livros para cada professor ter na sala e usar quando achasse conveniente era aceitável. Pensem nisto e vejam como são geridos os euros que todos nós pagamos....

domingo, 25 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

A D. Dulce já não está na CM.
Pense nisso, e veja mas é se paga realmente impostos, que vê-se tantos que muito reclamam, mas não pagam impostos nenhuns...
E ainda criticaram a Câmara por ter adjudicado o saneamento à empresa que levou mais barato...
Nunca estão contentes com nada... dass!

domingo, 25 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Eu sinceramente gostava de ver todos estes opinadores (e são livres de opinar como é óbvio) a colocarem directamente e cara a cara, todos os seus anseios aos responsáveis autárquicos. Assim mostravam que são gente. Mandar postas de pescada para o ar, ao fim ao cabo, toda a gente é capaz. O dificil é ter coragem para assumir e personificar as opiniões.

segunda-feira, 26 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Só quero esclarecer que não se trata da D. Dulce e sempre paguei os meus impostos.

segunda-feira, 26 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Pois e a tal professorinha, deve ser uma tal educadora de infância... que até em concordância com a CM abriu uma nova sala no Jardim de infância do Monte, mas que agora tem crianças com menos de 3 anos feitos até final do ano ( o que não é legal) e principalmente uma sala que recebeu mesas e cadeiras novas e nada mais!!! Queria a tal educadorazinha que a Junta ferecesse um aquecedor... mas a Junta não tem verba... Veremos como resolverão o problema da sala... A mesma está criada, a angariação de crianças não pára, o pior serão as condições para o funcionamento.
Quanto ao assumir opiniões o medo de represálias é muito grande...

segunda-feira, 26 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Mais uma do Pagoche por detrás da vedação...
Será ele que tem medo de represálias?

segunda-feira, 26 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

é preciso ser ignorante!!!
Só uma pessoa pouco inteligente considera que é preciso ser presidente da junta de freguesia, para assistir às assembleias de freguesia e ter acesso às contas públicas da mesma!
Quando falo de represálias refiro-me concretamente a funcionários da CMM que muito sabem, mas nada podem dizer pois serão alvo de castigos!!!

segunda-feira, 26 setembro, 2005  
Blogger BB said...

Tenho permitido a linha de comentários que tem sido seguida por quem tem estado a colocar os mesmos, gostaria no entanto somente de referir, que os mesmo estão "desviados" do tema deste post, apesar de ser bastante pertinente as questões discutidas.

segunda-feira, 26 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Esses problemas estão todos resolvidos!
Soube há pouco tempo que o Gilinho inclusivamente vendeu o novíssimo SLK que comprou há meses, para injectar o dinheiro no Correio da Murtosa e comprar "aquilo" de vez.
Agora é que eles vão ver o que é bom pá tosse.
Força e ponham essa corja a mexer daqui para fora

terça-feira, 27 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Essa é a anedota do ano, hihihihi
Além de ser dos poucos aqui na Murtosa que já ganhou mais que o milhão dele, só dá um rojão a quem lhe der um porco inteiro bem gordo. Mas que piada.
Ou estarão a confundir com o João Guilherme?

terça-feira, 27 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Ui, mas então não era o Manuel Duarte que comprou o jornal ao Donaciano e ao Pagosh?
Cada vez percebo menos a situação.

terça-feira, 27 setembro, 2005  
Blogger BB said...

Com o intuito de sensibilizar os participantes a comentarem o tema do post, este comentário do "António Aresta" será o último permitido uma vez que a linha de comentários qu etem vindo a ser seguida nada tem a ver com o material publicado neste post.

terça-feira, 27 setembro, 2005  
Blogger Celine Godinho said...

Grupo Musical Bunheirense - colectividade da Murtosa há 30 anos! Com uma média de 4 concertos por ano na Murtosa (fora os outros todos pelo País). Um CD lançado este verão. Só não conhece quem não quer. Cumprimentos.

sábado, 01 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

domingo, 02 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Agrupamento 190 do Corpo Nacional de Escutas. Fundado em 1929. Vê lá mas é se saltas prá rua e ves quais são as colectividades a sério. Ficas muito tempo enfiado no computador que só te lembras do que não deves. Palonço.

um ex escuteiro farto de se ver menosprezado

terça-feira, 04 outubro, 2005  
Blogger BB said...

Por ventura o Ex-Escuteiro se sentiri menos menosprezado e assim não faria tanta figura de "Calimero Coitadinho" se o Agrupamento 190 participasse mais activamente na comunidade e não estivesse tanto fechado sobre si mesmo e sobre o CNE e assuntos afins. Tirando a fanfarra que de quando em vez sai a acompanhar procissões que mais faz o 190 para a comunidade?

terça-feira, 04 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Tenham vergonha na cara meus senhores!.
Antes de colocar na praça pública o nome de uma colectividade com 75 anos de historia, tenham a coragem de se identificar.
Uma associação que tem como objectivo principal a formação de homesns e mulheres para a vida, não irá pactuar com este tipo de "diarreias verbais".
Convido-os a levarem uma "ensaboadela" de civismo e boas maneiras quando estiverem disponíveis para tal.
Marcelino Barbosa
Chefe Grupo Explorador do Agrupamento 190 da Murtosa

terça-feira, 04 outubro, 2005  
Blogger BB said...

Caro Marcelino Barbosa,
Se o Agrupamento 190 pactua ou não com verborreias isso só aos dirigentes cabe responder e avaliar, certo é que, nem no comentário anónimo nem na minha resposta se poderá constatar alguam referência menos condigna ao referido agrupamento, existe sim uma opinião minha sobre a matéria, sendo que discordando dela como parece, a mesma não se enquadra como tendo sido incorrecta para com o referido agrupamento, no entanto o caro amigo parece estar um pouco "ressabiado" coim a matéria pois a sua adjectivação assim o sub-entende, pleos vistos quem precisa de uma "Ensaboadela" de civismo acaba por ser o caro amigo Marcelino, pois advoga uma postura e pauta-se por outra ou então não aprendeu nada do que o camarada Baden transmitiu...

terça-feira, 04 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

É pena que quando se fazem actividades culturais com alguma qualidade sem ter marias cachuchas a cantar em pleibeque, mas sim actividades como a poesia, o jazz, os grupos de rock locais etc..etc..etc.. ninguém aparece depois qual é o resultado?

Ordens superiores contratem outra vez as marias cachuchas que é o que o povo gosta.
Portanto meu caro nesta terra temos aquilo que merecemos, e enquanto não houver uma politica cultural a começar nas escolas e alimentar o gosto pela qualidade, e se alimentar as marias cachuchas temos um povo estupido mas feliz.


E venha o bailarico que isso é que importa.

Mas deixa estar que pelos vistos vamos ter as marias cachuchas moçambicanas pró ano a cantar no Sampaio, NHA AFRICA, agora sim é que a qualidade cultural vai subir. HAHAHAHA

quarta-feira, 05 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente. O povo quer é parolice

quinta-feira, 06 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Vou fazer umas festas culturais para os velhotes do lar. Estou a pensar numas raves partys

quinta-feira, 06 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Caro Neves Raphael,
Tudo o que for opiniões sem fundamento será sempre para mim considerado "diarreias verbais"... informe-se e depois moral para criticar.
Portanto continua de pé a tal "ensaboadela". Se o caro Neves Raphael estiver na disposição disso, concerteza saberá onde nos encontrar.
Outra questão não menos inportante:
Tenha respeito ao referir-se a Homens como Sir Robert Stephenson Smith Baden-Powell. Camarada???

quinta-feira, 06 outubro, 2005  
Blogger BB said...

Em primeiro lugar creio ser de uma infantilidade e péssimo gosto que só reflecte o caracter assinino dos próprios quando se publicam comentários sob o nome real de determinadas figuras.
Utilizar os nomes do Januário, da Celine e do Manuel é só revelador do caracter assinino de quem o fez.

Quanto ao camarada Marcelino, deixe-me só esclarece-lo do seguinte :
Conheço bem os meadros do escutismo e em particular do 190 talvez melhor que o meu amigo, portanto ensaboadelas vindas de si não têm qualquer fundamento, quiçá tanto quanto á qualidade da sua participação no referido agrupamento, talvez por isso que anda tão desejoso de atenção, farto qeu deve estar das ensaboadelas que levou e leva que lhe provocam diarreias que não consegue conter.

Camarada Marcelino (não se envergonhe de assumir as suas convicções), ganhe lá algum juízo e sossege do espírito baboso...

quinta-feira, 06 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

CAMARADA????... deve estar a gozar comigo!. Deixe-me dizer que pelo seu comentário, parece que me conhece, já eu não posso dizer o mesmo do "Neves Raphael"... ou será que sim?.
Qualidade da minha participação no agrupamento?...não me faça rir!.
Desejoso de atenção... tenho uma mulher maravilhosa, dois filhos lindos e amigos sempre à mão.
Ensaboadelas que levei ou levo?... ai! que já me doi a barriga de tanto rir!
Sinceramente espero que esta troca de galhardetes acabe o mais rápido possível, porque a minha postura não pactua com este tipo de discurso na praça pública.
Se conhece realmente o escutismo e em particular o 190, teremos sem dúvida uma conversa muito interessante.
O convite continua de pé...

sexta-feira, 07 outubro, 2005  
Blogger BB said...

Caro Camarada Marcelino,
A sua falta de objecividade face á questão proposta exemplifica-se na sua necessidade de trazer a sua esposa e filhos para esta discussão. Se a sua postura não pactua com este tipo de discussão porque é que insiste nela?
Não se ria do seu infortúnio, não abona muito a favor da sua inteligência, pois quem se ri de si próprio...

Por forma a não se embaraçar mais, este será o último comentário que permito dentro desta linha.

sexta-feira, 07 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sexta-feira, 07 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sábado, 08 outubro, 2005  
Blogger BB said...

O Camarada Marcelino tem uma ideia muito limitada da utilidade de espaços destes.
Segue a mesma linha de acção de muitos ou seja preocupa-se mais com o(s) autor(es) do blog que própriamente com o materail publicado, ao ponto de nem sequer ter pejo em arrastar mulher e filho neste sue insistente e vã discurso.

Um conselho meu caro camarada, seja mais inteligente e
comporte-se como um homenzinho que tem idade p'ra isso.
Qaunto ao seu comentário, já o tinha avizaso que se fosse fora do contexto do material publicado seria apagado.

domingo, 09 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

segunda-feira, 10 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Companheiro!... uma "avizaso" seu é de considerar, então vamos a isso.
Segundo a sua pessoa diz, as colectividades da Murtosa no seu conhecimento são: CRM, ACDM, SMM e ACB. Já começa mal por aí, então e as outras vinte e tal, não me diga que são "colectividades fantasmas". Sabe que existe "algo" na Torreira e nas quintas... ai se elas souberem deste tipo de desconsideração. Ah pois, é verdade, não há problema, o sr(a) não se identifica.
Companheiro Neves Raphael,
Não se iniba nem tenha receio... estamos à espera da sua presença para os esclarecimentos que forem necessários em relação ao Agrupamento 190 da Murtosa. Assim ficará a conhecer mais uma e assim poder equipará-la à "colectividade murtoseira com maiores potencialidades, um diamante bruto à espera de ser lapidado", o CRM.

quinta-feira, 13 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Parvo é o Marcelino que dá música ao gajo(a).

quinta-feira, 13 outubro, 2005  
Blogger BB said...

Caro Camarada Marcelino,
No post em questão admito não conhecer todas as colectividades, afirmo-o claramente sem desprestígio para as que não foram mencionadas, a maledicência só existe no confinamento da sua mente. A existir lugar a quaisquer esclarecimentos creio ser o camarada a ter que os providenciar (Não o fará no meu espaço) uma vez que foi o próprio que fez uma analogia pouco abonatória dos 190 que já motivou alguns "protestos" anónimos.
Padece o caro camarada daquilo que padecem muitos que pouco ou nada contribuem, padece da curiosidade de saber quem é o autor do blog, como se o facto anónimo desvalorizasse o contexto, só lhe faço o seguinte reparo :
Não tente sequer equiparar o 190 ao CRM, seria desprestigiante para o segundo.

quinta-feira, 13 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

quinta-feira, 13 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Meus caros bloguistas e comentaristas:
É cim grande tristeza que vejo uma colectividade com os escuteiros da murtosa ser alvo de comentários menos próprios que em nada abonam a favor do seu bom nome. Tenho a certeza que a referida instituição não passou procurações a ninguém para a representar. É triste e degradante ler o que tenho lido aqui. Os cerca de cem elementos da Instituição não merecem que lhes sejam dirigidas estas palavras que infelizmente só agora pude ver. A todos sugiro que vejam o interessante Blog ( www.190murtosa.blogspot.com ) do referido Agrupamento e se apercebam que a finalidade do Escutismo não é especificamente dinamizar a cultura da Murtosa. A o autor(a) deste Blog peço sinceramente que tenha algum cuidado naquilo que escreve pois liberdade de expressão não significa isto ser uma república das bananas. A prova está sempre a cargo de quem acusa e não de quem se defende. Se tem dúvidas acerca da finalidade do escutismo então sugiro que publique um post específico onde exponha as suas opiniões e, se lhe aprouver, teça as suas considerações acerca dos escuteiros da Murtosa. Receberá com certeza variados comentários que o ilucidarão acerca do mesmo. Nessa altura darei o meu e não terei problemas nenhum em assumi-lo. Já agora, aproveite bem o facto de estar descansado a teclar e preocupe-se com os erros ortográficos.

sábado, 15 outubro, 2005  
Blogger BB said...

Caro Comentador Anónimo,
Em primeiro lugar cumpre esclarecer que o posto em questão nada tem a ver com o 190, aliás nem a ele se refere.
Os comentário a respeito do 190 começaram com o Sr.Marcelino a aludir ao referido agrupamento quando nada no posto o referia.

Se a referida pessao faz ou não parte do 190 não sei nem me interessa no entanto se existiram referências pouco abonatórias em relaçao ao referido agrupamento terá que agradecer á dita pessoa e não aoo autores do blog.

sábado, 15 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Caro (ou pelos vistos) Caros Bloguistas do Alma Murtoseira:

Parece-me um contrasenso o(s) senhor(es) dizer(em) que conhece(m) bem "os meandros do Escutismo e em particular do 190" e ao mesmo tempo desconhecer que o Chefe Marcelino comanda há já largos anos a 2ª Secção onde se encontram miúdos dos 10 aos 13 anos. Igualmente acho estranho o/os senhores desconhecerem que a esposa do Chefe Marcelino é actualmente a Chefe da 3ª Secção onde se encontram adolescentes dos 13 aos 16/17. Sabe por acaso o que é necessário fazer dentro do Movimento para se chegar a Chefe de uma Secção? Para quem diz conhecer bem o 190 devo dizer-lhe que sinceramente não parece. Saberão os senhores e os caros leitores que o Agrupamento 190 da Murtosa tem actualmente três dirigentes que assumem funções na Junta Regional de Aveiro o que é ilustrativo da competência e dedicação dos mesmos muito bem reconhecidas pelo organismo máximo a nível regional. Para quem diz conhecer bem o 190 sinceramente não parece.
Saberão os Senhores que no ano Escutista passado se realizou na Murtosa quer o Dia do Lobito, quer o Dia do Explorador onde foram visíveis centenas de miúdos e adolescentes pelas ruas do nosso Concelho. Saberão os senhores que os Pioneiros do 190 da Murtosa venceram as provas do Dia do Pioneiro fazendo com que este ano o Dia do Pioneiro seja organizado pelo Agrupamento 190 da Murtosa no nosso Concelho. Para quem diz conhecer bem o 190 sinceramente não me parece. Saberão os caros que no último Acampamento Regional o Agrupamento 190 da Murtosa trouxe várias distinções (que poderão ser vistas aos sábados de manhã na Casa dos Escuteiro a partir das 11 horas) de entre um total de 44 Agrupamentos da região de Aveiro. Para quem diz conhecer bem o 190 sinceramente não me parece. Saberão os caros senhores que o Agrupamento 190 da Murtosa é desde há vários anos, um dos responsáveis pela recolha e entrega em Aveiro da Campanha denominada "BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME". Para quem diz conhecer bem o 190 sinceramente não parece. Saberão os meus caros que o Agrupamento 190 da Murtosa é dos poucos a cumprir na integra as directivas nacionais (do CNE) no que respeita a Planos de Actividade e Contas? Para quem diz conhecer bem o 190 sinceramente não parece.
Saberão por acaso que o 190 da Murtosa entrega todos os anos junto da câmara Municipal o seu Plano de Actividades e o cumpre sempre a cerca de 90%. Para quem diz conhecer bem o 190 sinceramente não parece.
Saberão os caros leitores (apesar de ser público) que o Agrupamento 190 recebe um subsídio da Câmara Municipal da Murtosa que é o mesmo há vários anos para cá (1.000 €) ao contrário de outras pseudo-associações que recebem dezenas de milhar. Saberão os meus caros que o Agrupamento 190 é das Associações do Concelho que mais vezes recorre (e sempre foi correspondido) aos autocarros e condutores que a Câmara Municipal coloca ao serviço das mesmas?
Vamos lá a ver se definitivamente os meus caros ponderam bem aquilo que escrevem pois dizer que o Concelho só tem 4 Associações é demonstrativo de uma falta de respeito para com o 190 (neste caso em concreto) e para as demais Associações não mencionadas. Tenham a coragem de não apagar este comentário para que todos possam ver o que é a realidade do 190 e da sua vitalidade e competência. Já agora e a título de curiosidade... Sabem por acaso que à mesma hora muitos se deleitavam com a vitória do Benfica e outros digeriam a derrota dos dragões, o Agrupamento 190 da Murtosa conjuntamente com os grupos de jovens de Pardelhas, Monte e Torreira se encontravam em Estarreja numa vigília dos arciprestados de Estarreja e Murtosa? Sabem por acaso que hoje domingo de manhã enquanto muitos desfrutavam o prazer de uma boa soneca ou de um passeio à beira ria(ou mar) a Fanfarra do 190 tocou e animou as crianças e pais na sua festa na Freguesia do Monte. Vale a pena pensar nisto não? Já agora visitem regularmente o Blog do 190 em www.190murtosa.blogspot.com onde facilmente poderão verificar a sua actuação. É uma associação que já não tem nada a demonstrar a ninguém ao contrário de "outras" que ainda têm um longo caminho de afirmação (se é que o vão percorrer). À boa maneira Escutista deixo aqui o repto de, onde for preciso e com quem necessitar, o 190 lá estará com a sua juventude e boa disposição para contribuir mais uma vez naquela que é a sua finalidade: complementar a educação do jovem rapaz e da jovem rapariga através de uma metodologia própria e assente em valores e ideiais como a igualdade(daí todos usarem fardas iguais), a solidariedade(como na saudação escutista onde o polegar-representativo dos mais fortes- auxilia o mindinho-representativo dos menos fortes- e a fraternidade.

Um escuteiro do 190 no activo

domingo, 16 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Já agora visitem:
http://www.fotolog.net/190pioneiros/

segunda-feira, 17 outubro, 2005  
Blogger BB said...

Caro "Escuteiro no activo",
Sobre a sua extensa dissertação permita-me só o seguinte reparo :
Se o 190 não foi mencionado no post em questão (como o não foram outras associações), conforme referei não foi por desprimor aos mesmos, mas se foi assim que interpretaram, aceitem desde já todos as minhas desculpas por não ter mencionado TODAS as associações activas no concelho da Murtosa.

Se o 190 não tem mais exposição só se podem queixar de vós mesmos e em lado nenhum nem do post nem dos comentários subsequentes se faz qualquer menção ao facto de só existirem 4 associações no concelho.

Não sou apologista de publicitar as contribuições individuais de cada mas sim ressalvar o colectivo, o que o excelso camarada Marcelino e sua excelsa esposa fazem ou não dentro do 190 nao me compete publicitar nem tão pouco opinar, mas quando os comentários dos mesmos fogem á linha por mim imposta neste blog ou seja não trazem qualque mais valia para a discussão são apagados sem qualquer cotemplação.

Por fim deixe-me relembra-lo(a) que só apago comentários que em nada contribuem para a sã discussão de temas, (mesmo quando estes não versam a matéria publicada).

Quiçá deixo-lhe o repto de utilizar o meu email e me enviar alguma material que entenda ser pertinente e me ajude a construir um post sobre o 190, o qual terei prazer em publicar.

segunda-feira, 17 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

segunda-feira, 17 outubro, 2005  
Blogger BB said...

O meu email encontra-se disponível no blog.

segunda-feira, 17 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

segunda-feira, 17 outubro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home