sábado, setembro 03, 2005

S.Paio da Torreira

É sem qualquer sombra de dúvida a maior festa do concelho da Murtosa.
A quantidade de gente que á Torreira aflui por alturas da primeira semana de Setembro é avassaladora e no entanto é uma festa de consumo interno.

Se o S.Gonçalo já tem honras televisivas e a tradição aparece descrita em alguns sites dedicados á maleita que cura, por que raio é que uma festa das dimensões do S.Paio não é projectada para fora do concelho e do distrito?

Será que as televisões só conhecem o caminho para a Murtosa quando acontecem desgraças? Sabe-se que a desgraça alheia vende, mas por alturas do verão aparecem nos noticiários as romarias “aqui” e “acolá” sendo que a Murtosa com a sua festa não deve fazer parte nem daqui nem d’acolá e de quem é a culpa?

Há anos que esta morre solteira infelizmente.Existem organizações que se podem “pressionar” para que se divulguem estes acontecimentos , Rota da Luz e congéneres de outras regiões de País, Rotary Clubs, Rádios Locais e uma que me é particularmente querida a TAP Air Portugal...SIM...!
Quem viaja com frequência sabe que quando se está a chegar ao destino leva sempre com aquele vídeo promocional da região para onde vamos, o mesmo sucede quando estamos a chegar a Portugal. Será que alguém já questionou o que é preciso fazer para incluir um breve trecho da Murtosa naquele spot publicitário?
Veja-se a “coisa” desta maneira por exemplo, a TAP aumentou o número de voos entre Lisboa e Newark e concerteza que só o fez porque reconhece a importância da ligação, vendo a questão sob o prisma da importância da comunidade Murtoseira em Newark.... Alguém quer que lhes façam um desenho?
Pode dar em nada mas é um começo, a abordagem é interessante e em meu entender concretizável para se iniciar o que quer que seja, agora se não se tentar nada feito, é o marasmo em absoluto.

As festividades do S.Paio da Torreira são um cartão de visita excelente para a Murtosa , porque raio é que não é aproveitado?

Não interessa ou as pessoas não têm capacidade para mais?
Creio que se instalou um sentimento cada vez mais crescente de comodismo face ao sub-desenvolvimento do concelho do tipo: Olha é o que é e não se pode fazer mais nada” ou então “ Temos que aceitar o nosso destino”. Passam a vida a desculpar-se por forma a justificar a sua ineficácia.

Esta postura derrotista só favorece os oportunistas e desses está a Murtosa cheia. É boa terra a Murtosa, uma bela Madrasta mas uma péssima Mãe, infelizmente talvez não por culpa própria.

Pelo menos EU já estava farto das “istorinhas” e felizmente não era o único.

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parece-me que está um pouco desatualizalizado.
Ainda que não seja o sufieciente, este ano algo foi feito em prol da divulgação das festas de s paio.
aquando do programa em directo na Torreira, as mesmas foram mencionadas, e ontem estiveram os representantes da cmm e junta de freguesia na praça da alegria, em direco a fazer a mesma promoção! O que alias é feito com uma regularidade quase anual.

sábado, 03 setembro, 2005  
Blogger BB said...

Caro amigo anónimo,
Desde já lhe agredeço o reparo e as informaçoes, tenho conhecimento do program que foi emitido em directo de um bar na praia da Torreira, já não sabia da presença do autarcas no referido program de 02 de Setembro como refere, de qualquer forma tem razão que apesar de não ser suficiente pelo menos já é algo.

O comentário do caro anónimo tambem serviu um outro propósito que foi o de provar e comprovar que a condição de anónimo não condiciona o conteudo do que se comenta.
Desde já lhe agradeço a atenção e o comentário.

sábado, 03 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

são os chamados BONS ANÓNIMOS

domingo, 04 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Onde estavam os representantes da junta? Já agora, na minha opinião, a festa em honra de S. Paio está um pouco calmita de mais, pelo menos na avenida quase não se ouve música, festa é festa!! Já agora penso que as palmeiritas não foram mto boa ideia, seria mais bonito colocar ao longo da ria as bateiras e os moliceiros com luzes...

terça-feira, 06 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

No referido programa esteve o Eng Baptista (representante da CMM) e a Enf. Lurdes presidente da Junta de Freguesia.
As palmeiras concordo que foi a maior foleiriçe que poderia ter aparecido, pois nada tem a ver com a Murtosa! A imagem de um barco da arte chávega ladeado por uma palmeira tropical e ainda por cima verde e vermelha é ridicula! Quem sabe o Scolari não acharia piada... certamente pensaria: A murtosa tem uma forma característica de apoiar o apuramento de Portugal para o Mundial 2006!
Já agora outro reparo... o "Olá S. Paio" continua como cartão de visita das festas (o que eu concordo) mas será que não seria de bom tom colocar uma faixa preta em sinal de luto?

quarta-feira, 07 setembro, 2005  
Blogger BB said...

Seria, para além de "bom tom", uma atitude de respeito por demais merecida se efectivamente o Olà S.Paio ostentasse uma faixa negra.

quarta-feira, 07 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Repararam que no barco de Arte Chávega está escrito "OLÁ SamPAIO", não seria o correcto S. PAIO ou São Paio ???... quem me esclarece ?

quinta-feira, 08 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

e o amigo(a) já olhou para algumas legendas dos paineis dos moliceiros que com erros propositados? Trata-se da recriação da expressão popular. Isso é mau? Obviamente que não.

quinta-feira, 08 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Agradeço o esclarecimento, desconhecia esse facto... Não sou de terra de moliceiros, por isso chamou minha atenção aquela inscrição, sendo assim não é mau, bem pelo contrário, o importante é manter a tradição e perservar essas expressões populares.

quinta-feira, 08 setembro, 2005  
Blogger Tiago Franco said...

Já lá apanhei umas valentes borrachadas.
Que coisa mais lindas :)

sábado, 22 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Se calhar quem ganha dinheiro a muitos anos com o sampaio está pouco se marimbando, sede que chegue ao final e o dinheiro entre na caxa...

Fala a voz de quem sabe o que se passa por de traz desse grande evento, dão o dinheiro a quem nao mereçe, de um ano, para o outro...

quarta-feira, 20 setembro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home