terça-feira, novembro 01, 2005

Dia da Independência

Pela portaria nº. 7:602, de 20 de Junho de 1933, foi constituída a bandeira, armas e selo do Município da Murtosa. "De ouro, coberto de rede vermelha. Escudete de prata com três gaivotas da sua cor, realçadas a negro. Duas faixas ondadas, uma de verde e outra de azul, carregadas de peixes de prata. Coroa mural de prata de quatro torres. Bandeira vermelha. Listel branco com letras de negro. Cordões e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança douradas."
Em 27 de Abril de 1898, o Dr. Barbosa Magalhães, apresentou nas cortes um Projecto de Lei propondo a criação do Concelho da Murtosa, constituído pelas freguesias da Murtosa e Bunheiro. Continuando este povo sem ser atendido nos seus protestos de emancipação, alguns "Homens Ilustres", deslocaram-se às cortes gerais, em 7 de Abril de 1899, solicitando a aprovação da sua petição de elevar a Murtosa a Concelho.E quem foi o Dr. Barbosa Magalhães?
Reputado jurista, José Maria Barbosa de Magalhães, cursou em Coimbra, tendo sido deputado á Constituinte logo após a implantação da rapública. Foi ministro da Justiça, de Instrução Pública e dos Negócios Estrangeiros entre 1913 e 1922.
Foi bastonário da Ordem dos Advogados (1933), presidiu a diversas Comissões Internacionais de Direito Internacional e deixou vasta obra jurídica em publicações da especialidade.

Fez parte da Comissão Directiva do Movimento de Unidade Democrática nos anso 40, sofrendo então insistentes perseguições politicas. Posted by Picasa

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Acho que é de ponderar a dignidade com que este dia é celebrado na Murtosa. este ano e pelo que ouvi dizer se não fossem os escuteiros da Murtosa estava lá meia dúzia de pessoas. Não será melhor fazer tudo da parte da tarde. Que tal içar as bandeiras e cantar o hino aquando da tomada de posse e do sarau? é que senão qualquer dia temos o cardoso e o santos sousa a cantar "A PORTUGUESA" num dueto...

quinta-feira, 03 novembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

e com a Aurora fazem um trio inesquecível...

sábado, 05 novembro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home