segunda-feira, novembro 28, 2005

Ed. Tavares Gravato – Para Quando ?

De aplaudir esta iniciativa camarária que finalmente fez jus a este marco murtoseiro.
Quantas almas por lá passaram contribuindo para escrever algumas das mais belas páginas, umas mais recentes outras nem por isso, da história da Murtosa.

Espera-se é que assim que se deixar de ouvir o ribombar dos foguetes e o esmorecer do barulho da festa e quando se esgotar a “novidade” que tudo não caia no esquecimento. Ainda se lembram do museu etnográfico da Murtosa ?
Hoje uma inutilidade ao serviço da poupulação Murtoseira infelizmente.

Todos sabemos que estas acções beneméritas custam dinheiro que não abunda nos dias que correm, mas o que tambem não abunda nos dias que corre é vontade politica .
Esta é uma decisão que já podia e devia ter sido tomada há anos. Poderão sempre advogar que o dinheiro gasto na recuperação versus o gasto numa construção de raíz, seria um desperdício, com todos os beneficios que uma construção de raíz traria, mas não recuperar o edifício Tavares Gravato seria desprezar a história da Murtosa e relegar para o fundo do baú das memórias de um povo todo o significado e simbolismo que para a Murtosa ele representa. Não creio existir hoje na Murtosa quem queria assumir tal responsabilidade, já chega o estigma da estátua da Varina, desenraizada do seu lugar de direito e erros deste chegam-nos um, por muitos e muitos séculos que se augure a existência da Murtosa.
Quem conheçe o edificio por dentro conheçe a beleza que algumas salas possuem e conheçe as potencialidades do edificio que já albergou um orfeão ,uma radio e um quartel de bombeiros,entre outros,para alem de recuperar o edificio , têm as autoridades locais a singela oportunidade de recuperar a zona envolvente.

Haja capacidade e inteligência para tal, mas acima de tudo, vontade politica.

Aguardamos todos o início das obras de recuperação para nos engalanarmos pra a a festa de inauguração.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A recuperação do Ed. Tavares Gravato está em banho maria porque a autarquia continua há meses à espera que o Arquitecto Paulo Valente entregue na edilidade o Projecto que lhe foi confiado. Esclarecido, amigo Neves?

segunda-feira, 28 novembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

então par que é que achas que foram eleitos mais dois novos vereadores?
Ainda não te apercebeste?
Com o ordenado que vão receber têm obrigação de fazer deste um museu activo, senão vejamos o que andam a aprender pelo museu de ilhavo.
Espero que pelo menos saibam copiar bem e dinamizem culturalmente o espaço à medida que ele merece.

terça-feira, 29 novembro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home