domingo, dezembro 04, 2005

Centro Recreativo Murtoense (C.R.M.)

Se perguntar a muitos Murtoseiros qual é a colectividade mais antiga do Concelho seguramente que a maioria não saberá que é o CRM.

É sem sombra de dúvidas a colectividade com o histórico mais rico do concelho.Foi nas suas instalações que os percursores se reuniram quando nas suas cabeças geminava a ideia revolucionária de um concelho da Murtosa.
Os mais famosos bailes do concelho eram os realizados no CRM, vinha gente de todos os lados, desde Ovar a S.J. da Madeira, pois as “cachopas” da Murtosa tinha a fama de serem bonitas.

Já poucos se lembram desse passado longínquo, mas num passado não assim tão longe, foi das hostes do CRM que saíram campeões de badminton a nível nacional e num passado ainda menos longe que esse, antes da proliferação de cafés pela zona era no CRM que se juntavam todos, novos e velhos uns a jogar cartas, outros bilhar outros a namorar ou simplesmente a conversar com amigos pois era o ponto de encontro das redondezas.

Para esse género de “actividade social” creio que o CRM já viu o seu apógeu e hoje é uma colectividade moribunda que só ainda não morreu devido á tenacidade de umas quantas Murtoseiras que teimam em não deixar morrer este património Murtoseiro.
A Câmara, proprietária do imóvel, pouco se tem limitado a fazer, de quando em quando lá se utilizam as suas instalações para uns “saraus” culturais mas pouco mais que isso.

Uma pena pois o edifício tem potencialidades para ainda servir utilmente o concelho, quiçá agora que está em voga a figura do Dimas Macedo, dado que o painel sobre o palco data da sua juventude a Câmara, a pretexto de salvaguardar tão precioso bem patrimonial se interesse mais sériamente pelo CRM e realmente faça algo de util e com valor acrescentado na colectividade, agora que estão em início de mandato vereadores com tanto a provar aos municipes...

Resta a esperança, embora cada vez pareça mais vã, de que a colectividade não tenha que chegar a uma estado de abandono como e edifício Tavares Gravato para que se lhe dê alguma utilidade, muito antes disso acredito piamente que o CRM, num novo enquadramento, ainda terá muito que dar á Murtosa e fazer jus ao segundo artigo dos seus estatutos onde reza que o fim principal da colectividade é proporcionar a todos (.../...) o maior número de distrações admitidas na boa sociedade, cultural física e intelectual.

1 Comments:

Blogger MytyMyky said...

Neves, o CRM não esta assim tããoooo abandonado quanto isso. Realmente pode n ser aquilo q foi em tempos, (infelizmente n era "do meu tempo", mas ja ouvi as historias), mas continua com movimento e actividade. Alias, a Adega tem funcionado regularmente e com sucesso, sendo novamente um ponto de encontro para muita malta para o convivio e cartada, graças ao trabalho do Marcos e da Daniela q estão a explorar o espaço; Semanalmente ha aulas de ginástica quer para adultos quer para crianças; ha uma professora de musica q dá aulas uma vez por semana noespaço do bar do primeiro piso; ainda este fds houve o concerto dos SKypho e 4 Degrees (e repara a dificuldade q há em poder realizar tal evento- especialmente com o constrangimento no horário). Alem de algumas exposições dque se tem realizado no ultimo mês, ou ainda a tertulia organizada pelo Projecto Leme há bem pouco tempo.

O bar do primeiro piso, que pelo q ouvi, era reamente um espaço extremamente movimentado, esta sendo reanimado aos poucos com uam remodelação "possivel". Estou incluido no grupo que tem ocupado o espaço do bar aos fds, projectando filmes, concertos/musica ou então jogando uns video-games, dependendo sempre da vontade de quem está presente e do material multimedia existente. Tem sido a alternativa que nós pretendiamos em relação ao q o concelho e arredores oferecia a nível de animação nocturna (essencialmente). Visto n identificarmos com o q existia, criamos a nossa. Bem simples, na realidade.

Quanto aos bailes, duvido q hoje em dia, tal podesse ter "sucesso". E digo isto tendo em conta aquilo de que me apercebo - animação musical à tarde n funciona ou n me parece q seja muito atractivo para a maioria do pessoal. Hoje parece q o forte, para animação musical, esta no funcionamento nocturno. Infelizmnete, o espaço n é adequado para tal, visto que há vizinhos, muitos ja com uma idade "mais avançada" e q com qualquer barulho possam se sentir demasiado incomodado. E fazer animação nocturna q acabe as 24h tb n faz sentido q ninguem sequer se daria ao trabalho de ir pa ra la para "começar" a noite (especialmente com a GNR sempre a caça a multa na zona). Como sempre, parece q sempre que ha possibilidade ou vontade de alguem fazer um evento de animação no coração da terra, haverá muitas mais pessoas a impor entraves, por se sentirem incomodados...

Anyway, ficou o meu depoimento, ja que senti necessidade de o fazer por usufruir constantemente daquele espaço, e é bom ver que ha pessoal interessado e preocupado com o espaço.

Ja agora, ficam os votos de um bom natal e um prosporo ano novo :)

sábado, 24 dezembro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home