quarta-feira, abril 26, 2006

Alcunhas da Murtosa – Parte I

Uma das Pérolas abandonadas em que felizmente tropecei e que seria pecaminoso não partilhar.

Em todas as regiões e em todas as povoações existem alcunhas pelas quais são conhecidos e identificados vários individuos, mas talvez não haja região onde tal facto tenha tão grande generalidade como nos povos da beira ria.

Se procurarmos saber onde reside ou quem é determinada pessoa, encontramo-nos sériamente embaraçados se perguntarmos pelo seu nome “oficial”ainda mesmo que o façamos por casualidade a um vizinho seu como de certeza muitas vezes já nos deverá ter acontecido.
Se inquirirmos, por exemplo, quem é e onde reside o Sr.José Maria Fernandes Ruela, por dúvida encontraremos quem nos dê informações concretas e precisas, no entanto se perguntarmos pelo Zé da Sebolôa, poucas ou talvez nenhumas pessoas deixarão de lhe dar indicações e todas as informações desejadas.
Este facto deve atribuir-se principalmente a existirem muitas pessoas de identidade diferente que possuem os mesmos nomes oficiais ou do Rol da Igreja, como dizem.

Todas as alcunhas têm uma origem, uma causa, um motivo e muito interessante seria poder desvenda-los, mas a maior parte não é possível pois a origem dos mesmos esconde-se nos véus do tempo e por vezes nem os próprios que os ostentam o conheçem.
Algumas há cujas origem se conheçe, doutras facilmente se infere a proviniência pela clareza do seu significado e outras foram adoptados pelos descendentes dos alcunhados.

Porrão foi remotamente a alcunha dum arrais dos primitivos tempos de pesca na Torreira onde não havia como hoje população fixa.
Nesses recuados tempos, arrais e pescadores iam daqui de madrugada e levavam ou mandavam lá levar farnel para comerem durante o dia. Para o arrais ia um portador, ao meio dia com o jantar, conduzindo á cabeça um porrão ( pequeno alguidar estreito e fundo ) com essa refeição. Os pescadores ao vê-lo diziam :” Já lá vem o Porrão do nosso arrais...”
Porrão do arrais....arrais do porrão...Arrais Porrão...

Actualmente já é apelido porque alguns dos seus descendentes o adoptaram, mui honrosamente, na sua assinatura oficial.

Vou dedicar alguns posts ás Alcunhas da Murtosa, realçando aquelas cuja origem se pode explicar.

In arquivos do Distrito de Aveiro – 1948