segunda-feira, janeiro 30, 2006

O Marítimo vem abaixo

É triste e dramático ver o estado a que algumas das mais emblemáticas colectividades do nosso concelho chegam.
Em finais do ano passado veio á estampa o apelo dramático da direcção do Sport Marítimo Murtoense sobre o estado em que o edificio que alberga a sede se encontra.
O soalho do primeiro andar encontra-se em perigo de colapsar a qualquer momento, a situação é de tal forma preocupante que os troféus do marítimo já nem lá podem ser guardados quanto mais exibidos.

O Presidente demissionário Jorge Guimarães afirmou recentemente que nada pode a direcção fazer, foi pensado vender ou permutar a sede mas os estatutos não o permitem frisou em entrevista dada.
A solução passaria pela realização de algumas obras de sustenabilidade que “aguentassem o prédio” mas faltam os apoios financeiros.

A verdade é que quem por lá passa e observa a parte supeior do edifício só vê vidros partidos e janelas esventradas.
O Presidente demissionário da colectividade já fez um apelo á Câmara, por mais que seja pelos menos em nome de um passado com cerca de 80 anos e muita dedicação á Murtosa, que intervenha ultrapassando algumas das burocracias que impeçam uma intervenção no edifício e que de alguma forma ajudem a resolver esta questão problemática.

Tendo em conta as funções do elenco camarário, esta questão caírá sob a esfera de responsabilidades da Vereadora Aurora Matos, pensamos nós...
Ora aqui está uma oportunidade para a Vereadora justificar o encargo que a Murtosa tem com sua permanência a tempo inteiro e uma ocasião soberba para colocar em practica todos os atributos profissionais e competentes que seguramente deverá ter e que terão estado na base da decisão do Presidente Santos Sousa em a convidar a desempenhar funções na Camara Municipal da Murtosa.

Ficamos á espera para ver como se movimentará a vereadora na resolução deste caso.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É lamentável e insensato deixar esse edifício se desmorenar aos poucos.

Se o Padre António Morais da Fonseca (Presidente da C.M. Murtosa até Maio de 1985, eu creio, que foi quando faleceu) estivesse entre nós, os vivos, isso jamais aconteceria. Aindo vou mais longe, o Sport Marítimo Murtoense estaria com uma equipa masculina de futebol na 3.ª Divisão Nacional (tipo o Estarreja ou Avanca).

Por favor não deixem esse edifício ruir!

Recordando um pedaço do S.M. Murtoense: Equipa-tipo de 1984/85: Tino; Zé Couto, Chico Simões, Laurindo (cap.) e Azevedo; Jorge (Quim Baptista), Vigário (Erasmo) e Paulo Valente; Vítor Nunes, Quim Naia (Edgar) e Zé Baptista. Treinador: Octávio (era treinador/jogador).

quarta-feira, 01 fevereiro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Pena que a autarquia pense em construir projectos megalómanos como a futura Biblioteca Municipal, e não se preocupe em recuperar aquilo que representa as nossas origens!
Não quero dizer que a Biblioteca não seja ncessária, mas deveria ser projectada à dimensão do concelho, e com a preocupação inicial de mais tarde a "rechear" convenientemente de livros úteis à população.
Qual a necessidade de construir uma biblioteca com um excelente auditório, se a recuperação da casa dos escuteiros também está prevista?

quarta-feira, 01 fevereiro, 2006  
Blogger MytyMyky said...

Faço um simples pergunta, cuja resposta n será tão simples quanto isso: Será que vale a pena?

Não é que não concorda completamente com a recuperação. O edificio tem a sua importancia e história, etc. Mas, não seria uma boa oportunidade de projectar algo "melhor" - instalações melhores, condições melhores, e mais adequados? Espero n estar a dizer barbaridades por aqui, mas que eu me lembra, em termos publicos só me recordo de ver o bar a funcionar, e de tempo a tempo , talvez alguma festa no salão. Pouco mais que isso. Anivel de sede de associação desconheço por completo como estava o funcionamento.

Por isso pergunto - será q vale a pena agarrar-se ao edificio pela sua "importancia histórica"? Não seria melhor e mais eficiente e mais interessante projectar algo novo e mais moderno ou pelo menos mais adequado?

Talvez fosse mais uma oportunidade em vez de um problema...

quinta-feira, 02 fevereiro, 2006  
Blogger BB said...

A questão levantada pelo Miguel é pertinente e reflecte o reverso da medalha ou seja,potencialmente existe sempre uma oportunidade a explorar.

Como financiar o projecto?
A quem caberia a responsabilidade da execução?

Uma boa perspectiva para a Vereadora Aurora Matos analisar.

Ficamos á espera que a dita Srª se pronuncie sobre esta matéria.

sexta-feira, 03 fevereiro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Mais um projecto para os murtoseiros de Newark apoiarem. Como sempre...

segunda-feira, 06 fevereiro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home