quarta-feira, março 01, 2006

Competências de um regime a 3 – Parte II

Este post vem meio a “talho de foiçe” no seguimento dos recentes eventos que celebrizaram o Carnaval na Vila da Murtosa
É consensual , dentro e fora do blogosfera Murtoseira o papel que o Vitor Cardoso teve ( como sempre ) na organização do corso carnavalesco, todo o mérito lhe é reconhecido e sem qualquer sombra de dúvida merecido, mas...por onde andou o recentemente empossado “sangue novo”...

Na reunião de 2 de Novembro, o Presidente da Camara justificou a sua opção por fixar mais 2 vereadores a tempo inteiro com o considerando que as Autarquias tem sido cada vez mais confrontadas com um maior e mais complexo número de responsabilidades e com o objectivo de fortalecer ainda mais a dinâmica da actividade municipal com uma maior especialização da distribuição de funções por patre da administração.

Tendo em conta a forte oposição á fixação de mais dois vereadores em regime de tempo inteiro manifestada pela oposição, ademais dada a situação financeira critica a que o governo central colocou as autarquias, respondeu serena e paulatinamente o presidente que os novos vereadores a tempo inteiro responderão politicamente pelo seu trabalho e permitirão que haja mais espaço de partilha das decisões e responsabilidades, permitindo uma optimização dos recursos disponíveis, o que em seu entender constituirá uma mais valia e qeu se traduzirá em mais e melhor trabalho, de que beneficiarão positivamente todos os Murtoseiros.

Analisando friamente estas declarações :
Friamente e olhando somente a numeros, por um lado a sobrecarga financeira pode ser compensada efectivamente com uma melhor gestão dos recursos conforme refere o Presidente, até aqui estamos todos de acordo...

Quanto ás responsabilidades politicas... bem de que adianta ser penalizado politicamente, que na practica somente significa não ser reeleito, se as asneiras já estão feitas e não podem ser desfeitas ?
Honestamento cremos ser aqui que “a porca torce o rabo” pois pela descrição de funções (conforme citado em post anteior), não nos parece que os recurso sejam os mais adequados, senão vejamos :

Que experiencia tem a Vereadora Aurora Matos para desempenhar de uma forma mais dinâmica e mais especializada as funções de que está incumbida? Que formação especifica e comprovada “no terreno” tem para desempenhar funções na área de acção social?
Que formação especifica e comprovada tem para desempenhar funções na área da educação , cultura e desporto ?
Que se pretenda dinamizar com “sangue novo” é sábio, bem vindo e de louvar, mas que não seja feito a todo e qualquer custo e acima de tudo que sejamos sóbrios nas nossas escolhas. É curto muito curto a justificação de que responderão politicamente caso não desempenhem bem as suas funções, entretanto irão os municipes ter que aguentar com decisões menos conseguidas durante um mandato inteiro, para no fim os julgar politicamente ?

Que experiencia tem o Engº Januário Cunha para desempenhar de forma dinâmica e especializada determinadas funções de que está incumbido? Que formação académica e comprovada no terreno tem em áreas tão sensíveis como a Saúde,o Saneamento, Higiene Urbana e Resíduos Sólidos, Gestão da Qualidade, Segurança e Protecção Civil?

No fim do mandato responderá politicamente, mas de que valerá isso aos Murtoseiros? O não ser reeleito fará com que as decisões menos conseguidas sejam prontamente corrigidas ?
O não ser reeleito fará com que os impactos de decisões menos conseguidas desapareçam ?

Existiriam e existem concerteza outras formas de se lançar “Sangue Novo”, de lhes dar alguma experiencia nestas andanças.
A título de exemplo e opinião meramente pessoal e sem qualquer conotação partidária, somente pela avaliação do seu desempenho, não teria a Alexandra sido uma melhor escolha do que a Aurora Matos? A sua eficácia e profissionalismo por demais se encontra comprovada...

Que fique claro e cristalino que estas observações nada têm de pessoal, nem visam ofender nem atacar os dois vereadores em questão, somente se trata de uma analise fria a quem foi incumbido de responsabilidades que directa ou indirectamente nos afectam a todos como municipes e quem como municipes irão prestar contas no final do mandato e como municipes teremos que viver com as suas decisões ao longo de quatro anos, umas bem conseguidas outras nem por isso, rezamos piamente para que as primeiras sejam em maior numero...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não lhe tirando toda a razão, se tivermos um vereador com experiência comprovada em cada pelouro que existe na CMM, teríamos que ter muito mais vereadores... Em relação à Aurora Matos, a sua formação permite sem dúvida ser responsável por uma serie de pelouros que lhe foram atribuídos. Ver para crer.... se tivermos alguma fé... sem fé, nunca nada presta!!!

quarta-feira, 26 abril, 2006  

Enviar um comentário

<< Home