segunda-feira, setembro 10, 2007

O S.Paio da Torreira - Edição 2007

Como vem acontecendo há já várias décadas, o S.Paio marca por norma o fim da época balnear na nossa Torreira. A partir do fim das festividades, grande parte dos estabelecimentos encerram para um curto período de férias e o movimento de pessoas começa a decrescer. Este ano não fugiu á “norma”…

O Programa de 2007 não trouxe nenhuma novidade, admitindo-se a contenção de custos a que todos estamos obrigados adicionado ao facto de que culturalmente a Murtosa tornou-se um deserto e sabendo que se é de facto ascasso tanto na capacidade como na ideia …, aceita-se o nível da “musicalidade” oferecida este ano e pese embora o “fogo no mar” tenha ficado algo a desejar, o “fogo na ria” foi muito bom deixando os milhares que assistiam bastante satisfeitos, fora isto… foi o mesmo do mesmo…

Notório é de facto o protagonismo que as noites do S.Paio têm vindo a ter a cada ano que passa e 2007 de todo não fugiu á regra. O ditos bares de praia estiveram lotados, dizem, até ao raiar do dia na sexta e no sábado á noite e quase que foi preciso obrigar aquela gentinha toda que se apinhava pelo areal e pela rua fora a ir embora, pois ninguém parecia querer “arredar pé”, nem quando os funcionários camarários iniciavam a limpeza das ruas e de parte do areal, miúdos e graúdos arredaram pé. A música continuava a tocar, o álcool a jorrar e as tasquinhas dos cachorros, bifanas e porco no espeto sem mãos a medir para aviar tanta gente.
Resta saber se aprendemos a lição do ano passado…
No domingo o areal em frente aos bares de praia estava num estado absolutamente lastimável, tal a quantidade de copos e lixo atirados pelo areal fora. A ver vamos se este ano temos uma pouco mais de “tomates” e mandamos quem tem por obrigação, fazer a devida limpeza deixando o areal como deve ser…

Enfim, diziam os de antigamente:
“ Para Onde Vais? “ …. “ VOU PRÓ S.PAIO” - Respondia-se com energia no primeiro dia das festas
“ D’onde vens?” …. “Do S.Paio” – Era a resposta arrastada de quem tinha passado os dias na folia e já só pensava numa noite bem dormida numa caminha quentinha…

O S.Paio hoje continua a ser assim, mudaram as gerações e os hábitos mas temos alguma pena que esta grandiosa festa continue a ser para consumo maioritariamente “doméstico e de arredores”.

Por muito menos, meia de dúzia de “gatos pingados”… onde “judas largou as botas” aparecem nos jornais nacionais das televisões, porque se lembraram de fazer uma “tainada” e alguém teve a peregrina ideia de dar um “toque” ás estações de televisão, cuja saciedade por noticias que não envolvam, Casas Pias, Maddies, Taxas de Juro, Desemprego, Futebóis e afins é por demais notória… nós por cá… e depois admiram-se do que acontece nas FARAV…. (havemos de voltar a esse tema, porque creio que meia Murtosa ainda anda de “boca ao lado”….)

S.PAIO….P’ró ano há mais…….. do mesmo!