terça-feira, outubro 20, 2009

A Velha Senhora

É uma verdade inquestionável que a Murtosa tem hoje uma estação de rádio local bem estruturada e que se contituíu como um marco entre as rádios vizinhas.
Uma estrutura destas não nasce do dia para a noite, é fruto de um empenho evolutivo e de uma caminhada que comecou com meia dúzia de “artistas” que por carolice se empenharam neste projecto e contaminaram outros a juntarem-se a eles.

Longe vão os tempos do micro estúdio em Pardelhas na Avenida 29 de Outubro, onde os jovens se apinhavam na pequena entrada que servia de sala de estar, sala de espera,recepção, sala de lazer..., de igual modo longe vão os tempos em que por falta de colaboradores a meio da noite os cds que ficavam horas intermináveis a tocar, engasgavam qual disco riscado e como seguramente dinheiro era algo que não abundava por aquelas bandas, recorria-se tanto á imaginação (afinal o desenrrasque é uma das caracteristicas nata dos “portugas”) como aos discos que cada colaborador tinha e que por vezes andavam de mão em mão em empréstimos infindáveis (a minha prole derreteu-me alguns nestes empréstimos infindáveis pelos quais ainda hoje choro “baba e ranho”).
Por aquelas alturas era uma rádio á MacGyver onde com uma navalha em um bocado de fita adesiva se faziam milagres.

Evoluiu posteriormente a radio saldida para os estudios no edifício Tavares Gravato em Pardelhas,agora em recuperação, onde conheceu veradeiros momentos de glória e felicidade. Houve tambem muito de “MacGyver” nessa mudança e conta-me a minha prole (alturas houve na época em que não sabia muito bem onde viviam, se em casa ou se se tinham mudado de armas e bagagens para o Ed.Tavares Gravato), que 3 artistas, houve mais e sem qualquer demérito os restantes, deram sangue, suor e lágrimas para colocar aqueles estudios em pé. Muita fita adesiva, muita imaginação á MacGyver e muita dedicação. Para os standards da altura e dada a disponibilidade financeira, que não devia ser nada por aí além, o que conseguiram fazer não foi nada menos que uma verdadeira demonstração de querer, abnegação e amor a um projecto com o qual se empenharam de alma e coração e do qual devem se orgulhar.

Mas os tempos mudam e assim mudam os interesses, umas vezes para bem outras vezes para menos bem. A rádio hoje está instalada na freguesia do Monte, a esta decisão não será alheio o facto de que o presidente da rádio e o presidenta de junta serem a mesma pessoa. Foi a melhor solução? Honestamente não sabemos se foi nem estamos em condições se opinar,pois desconhecemos os detalhes, no entanto á primeira vista não nos parece que tenha sido a mais éticamente correcta, ainda para mais nos dias que correm onde tanto se fala da ingerência ou pelo menos em misturas menos claras entre poder e comunicação social, basta ver que no fim de semana das eleições autarquicas, estando a rádio a transmitir em directo os resultados das eleições, foi precisamente no que toca aos resultados da freguesia onde a rádio se encontra instalada, a freguesia onde o presidente da rádio era candidato e a freguesia onde existia uma probabilidade de se efectuar uma mudança politica que a rádio tentou gerar um suspense até ao limite do inconcebível. Foi uma mera casualidade? Não estamos em crer, pois muito antes da radio anunciar “oficialmente” quem era o vencedor para a junta local, já na rua todos sabiam qual tinha sido o desfecho, ...hhhhhuuummmm......
Antigamente ainda aparecia nos jornais (quando havia jornais, agora voltamos ao cenário do ....jornal....) convocatórias para a assembleia geral da rádio.Á bastante tempo que não vemos uma coisa dessas nas páginas do jornal local.
Ter-se-á tornado a rádio da murtosa numa ditadura oligárquica?
Algumas questões assolam algumas almas murtoseiras (do monte emparticular):
Em que condições foi a rádio instalada na junta de freguesia do monte?
Um pretexto pós autárquico de contornos esquisitos?
E se uma nova composição de junta, saída de uma qualquer eleição, não quizer que a rádio esteja localizada onde está? Poderá obrigar esta a sair e procurar outras paragens?
Será que a escolha do local onde a radio hoje se encontra instalada foi considerada tendo em conta o benefício e o melhor para a rádio ou teve-se em conta o benefício e o melhor para o seu presidente, antecipando futuros cenários?

Não estamos em crer que no universo de cooperantes da rádio, não existam pessoas capazes de assumir os seus destinos, a democracia assenta na pluralidade e na diversificação, neste caso a direcção da rádio está como a direcção da junta onde se encontra instalada.... estagnada, nenhuma das duas é feudo particular de ninguem.

Apesar do esforço em interagir com a população (as festas promovidas pela SFL são demonstação clara disso) a rádio de hoje ainda se apresenta bastante distanciada da mesma é quase como um corpo estranho á murtosa, quando no passado não assim tão distante não era assim.
Os murtoseiros sabem que existe uma rádio no seu concelho, mas não se identificam com ela, contráriamente ao que acontece nos concelhos vizinhos de Estarreja e Ovar onde as suas populações claramente se identificam com as suas radios locais.

A velha senhora dizia que se evoluia na continuidade. Todos sabemos como acabou essa senhora, talvez esteja na hora da radio parar de evoluir na continuidade... quem sabe?

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Atão, isso da Murtosa só tem os estúdios e a antena, tiveram a sorte de ter aparecido uns gajos de ovar que vieram corridos da Antena Vareira e trouxeram oxigénio para aquilo, agora quando se chatearem ou a massa dimuir aí é que vamos ver
E o site da cãmmara municipal?
às vezes parece que excede um bocado as competências e parece mais um jornal do que um site de serviços, que não os tem como devia ter

terça-feira, 20 outubro, 2009  
Anonymous Anónimo said...

E qualquer dia nem jornal a Murtosa tem, com os golpes que o sócrates deu nos jornais, aqui em Ovar fecharam dois e só há um semanal, não sei como é que a Murtosa consegue ter mercado até para um

quarta-feira, 21 outubro, 2009  
Anonymous Anónimo said...

A Murtosa tem rádio? Que eu saiba a SFM é de Ovar e trabalha para Ovar. Parece mesmo que só o emissor é k está aí, porque os estúdios já estão em Ovar...

sexta-feira, 23 outubro, 2009  
Anonymous Anónimo said...

Nao sei bem qual é espanto em tudo isso, bem a radio da murtosa ha quanto tempo se tornou numa radio virada para ovar?.. nõs andamos todos contentes com os relatos dos jogos da ovarense, porque, isso sim, a ovarense interessa bastante à nossa murtosa....eu ate sou da opiniao que deviamos pertecer ao concelho de ovar...ja que a radio assim ja o é..
mas honestamente, radio sfm?..estamos a falar de que?
se nao estivesse onde está situada, eram 4 paredes ao alto com a porta sempre fechada, porque o moço das bandas de ovar raramente poe aqui os pés.
sabem que vos digo?. a radio sfm é uma vergonha, serve apenas para esse tal vareiro fazer guerrinhas de menino mimado com a radio de ovar, de onde foi corrido.
enfim...

sexta-feira, 23 outubro, 2009  
Anonymous Anónimo said...

A rádio foi fixe enquanto havia muitos carolas que davam vida aquilo, agora em termos de expressão, ninguem leva aquilo a sério
O pagosh podia passar o dia todo a falar mal do Santos Sousa, que ninguem ligava

terça-feira, 27 outubro, 2009  
Anonymous Miguel Alho said...

Eu pessoalmente não compreendo qual o problema ou dúvida que existe quanto ao caminho que a rádio levou desde os tempos da cena pirata. Para mim é simplesmente.. normal. Quase uma opção entre deixar morrer ou manter a existência. Parece-me que o caminho escolhido foi natural e saudável para que a mesma pudesse continuar a existir.

Felizmente, já conheci várias pessoas que estiveram na rádio, de várias épocas da rádio local, e independentemente do estatuto e estado da rádio em qualquer das épocas, há um traço comum entre todos eles - a paixão que tinham por aquilo que lá faziam. Com melhores ou priores condições, mais ou menos meios, todos os que conheci VIVIAM a rádio. Parte dessas pessoas estão agora na rádio, e esse "viver" a rádio é idêntico a quem conheço que por lá passou. Os tempos mudam, as formas de trabalhar e as condições mudam, mas o "viver" a radio mantém-se. É mais do que evidente - basta ouvir a forma como falam da mesma. São verdadeiramente dedicados à causa. E diria até que é contagiante - apesar de não estar ligado à rádio, já tive o prazer de colaborar com o pessoal em pequenos projectos, e divertir-me com isso.

Infelizmente não conheço os detalhes da mudança. Lembro-me de uma vez passar na rádio quando ainda era na Tavares Gravato (e assustar-me com o estado do edifico), e sei como estão as instalações actualmente. As instalações actuais são humildes mas muito bem aproveitadas e com óptimas condições para fazer rádio. Tecnicamente está simples, mas suficiente para fazer uma emissão com qualidade. Sinceramente, não parece que tenha sido uma escolha muito difícil de fazer, nem que obrigasse a pensar duas vezes. Os estúdios no Monte estão óptimos - simples, mas com a qualidade necessária - e penso que seria difícil nesta altura ter melhor que aquilo. Faz todo o sentido a mudança para ali.

O último dos pontos que não compreendo é o "problema" posto, principalmente pelos comentários, do "além portas". Isso é mau? Desde quando?!? Eu acho fantástico! Já repararam que algo que há uns anos era muito local, pirata, completamente D.I.Y., conseguiu evoluir e ter qualidade, expressão e importância também fora do concelho? E se olharmos por uma perspectiva económica, é óbvio que tem teria de haver exportação em termos de mercado. A Murtosa é, economicamente, pequena. Não há publicidade suficiente localmente para suportar a mesma. É preciso ir buscar publicidade além fronteiras, e a rádio tem de ser atractiva lá fora para conseguir. É básico e indiscutível. Manter a rádio, pelo que vejo, é caro. A rádio como uma estrutura pirata, hoje em dia, é impossível - licenças de transmissão rádio, suporte energético, equipamento e manutenção, licenciamento de musica... já para não falar de todas as regras que existe em termos de programação rádio, que são leis nacionais (algumas bastante ridículas, mas infelizmente são regras que devem ser seguidas). Portanto a matemática envolvida acaba por ser relativamente simples: manter rádio custa dinheiro -> dinheiro vem da publicidade -> Murtosa não suporta a publicidade necessária -> há que obter publicidade externamente. Simples né? Vendo bem, é um género de sina local - afinal somos, como povo, maioritariamente emigrantes.

Estamos em todo o lado... :D

domingo, 01 novembro, 2009  
Anonymous Anónimo said...

O comentário do Miguel é bastante assertivo e se a opção de mudança era ou aquela ou deixar morrer (como refere o Miguel) então se assim foi a escolha foi acertada, deixar morrer NUNCA, JAMAIS! e não deixa de ser um facto constatado há já vários anos que o tecido comercial existente na Murtosa e arredores é manifestamente escasso para suportar as necessidades das rádios existentes,daí que se torne necessário muitas vezes recorrer a uma elevada dose de boa vontade e "Macgyverismo"--passe a expressão--. Manter uma rádio não sai barato, agora não deixa de ser um facto de que não é necessário piorar a situação quando se misturam "coisas" que não devem ser nunca misturadas. Os interesses politicos e associados nunca se devem imiscuir, neste caso em concreto, com o trabalho e as necessidades da rádio.Usar a rádio para fins politicos ou a politica para condicionar o futuro da rádio é um erro crasso e creio que é nisto que se resumo o risco existente nos dias que correm e que foi de uma forma expressiva e claramente exposto nas ultimas eleições autárquicas.

terça-feira, 03 novembro, 2009  
Anonymous Anónimo said...

gostaria de começar por agradecer ao autor anonimo deste blog..a publicidade gratis que esta a fazer á nossa emissora,tambem ele já foi um colaborador afincado da rádio...e incrivelmente tinha um potencial de voz muito consideravel, claro era muito perigoso quando abria a boca,era tambem noutros tempos um individuo revoltado,por outro lado, era um lutador dos interesses da radio ao lado do figas,do januario,do cardoso,do pedro e do vitor entre outros...dessa equipa "os primeiros profissionais"poucos ficaram... tambem ele autor deste alegre blog se escondeu atras de um computador e em desepero de causa vai dando as suas larachas cobardemente refastelado...tempos do caraças...mas o tempo tudo muda inclusive a forma de pensar e agir deste nosso autor, agora que engordou já pouco se mexe e passa a vida "a usar a mão", numa alegre masturbação psicologica...escreva para ai...use tambem o jornal ...enquanto isso os cães ladram e a caravana passa....

sexta-feira, 06 novembro, 2009  

Enviar um comentário

<< Home