quinta-feira, novembro 05, 2009

A Rádio é de Ovar ou é da Murtosa?

É sabido que por vezes nos atiramos com unhas e dentes em defesa da nossa terra, do que é e deve ser Murtoseiro. Bairrismo exacerbado dizem uns, outros chamam-lhe outra coisa que não podemos publicar... mas para quem vive a Murtosa e lhe tem um "amor cego" (como aliás 99% de todos os murtoseiros) coisas destas custam a passar no "goto".... por isso lá vai disto...

Fomos ver... na sequência de alguns comentários recebidos a respeito do post publicado com o título: "A velha senhora" se era mesmo assim ou se se tratava de pura maledicência.
UAU... não diria que ficamos chocados, mas absolutamente desiludidos...

Não pondo em causa a qualidade da musica que passa a SFM, nem pondo em causa o esforço na elaboração do site na net (muito bom diga-se de passagem), a realidade dos factos é que quando se vai á secção "notícias" deparamo-nos com um autêntico hino de louvor a .....................OVAR !!! Incrível.

Percorrendo a secção de notícias encontramos notícias sobre:

- Portagens SCUT na costa de prata...como isto afecta Ovar
(Sobre a forma como falta de acessibilidades afecta a Murtosa....?)
- Beneficiação da EN109 entre Ovar e Espinho
(Sobre a beneficiação da estrada municipal entre a Murtosa e Estarreja e as suas implicações para os Murtoseiros.....?)
- Pão de Ovar
(O “Veras” e a Padaria do monte ficam atrás?)
- Museu de Ovar
(Da ultima vez que vimos a Murtosa tambem tinha um)
- Pão de Ló de Ovar
(Meu rico pão de ló do guedes..sem falar das enguias da Murtosa que se calhar algum dia ainda serão enguias de Ovar...)
- Poluição em Ovar
(Mas que ar tão saudável respiramos nós na nossa terra)
- Carnaval de Ovar
(Podemos não ter um como o de Ovar nem como o de Estarreja, mas o que nos interessa mesmo é o nosso carnaval infantil...O.K. houve fotos, e....?)
- 4ªEdição do cruzeiro da Ria
- Destaque ao Clube Nautico de Ovar
- Centro de Arte de Ovar
- Uma baleia deu á costa em Ovar
- Acções da Junta de feguesia de Ovar
(brincar a rimar...ai que vontade de fazer já aqui umas rimas...)
- Convocatórias para associações de Ovar
...até o link da praça publica TV.......é SOBRE OVAR !!!!!

..... Bem podiamos continuar por aqui fora....

Não dizemos que não existam noticias sobre a Murtosa, mas verdade seja dita que o destaque vai sem qualquer sombra de dúvida para.....OVAR !

Damos voz viva ao comentário quenos foi feito:
- Mas a Rádio da Murtosa é da Murtosa ou é de Ovar?

Por onde andam os "carolas" que deram vida á aquilo?
Perderam o interesse? Outros interesses se levantaram?

--- O Silêncio dos Inocentes---

Serão os de Ovar ou os de Estarreja menos afoitos na defesa do seu "património" que nós Murtoseiros?
Chamem-lhe bairrismo exacerbado ou que quizerem pouco nos importa, mas a nossa terra é a nossa terra e aqui reproduzimos as primeiras frases do primeiro post que publicamos quando começamos este blog a 29 de Março de 2005:

- Sois da Murtosa? – inquiri
- Somos de lá sim senhor; e vocemeçe porque é que nos conheceu?
- Pela cor da Alma que é a da minha...”
M.Lopes Pereira – Progresso da Murtosa 19 de Janeiro 1930

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Verdade seja dita que os cães ladram e a caravana avança, assim dita a sabedoria popular, no entanto não deixará de ser por isso que devemos nos vamos coibir de opiniar.
Não creio qeu estaja ser feita publicidade seja ela gratis ou não, no entanto li o teor do comentário no tal post “A velha Senhora” que deu origem a este e tenho que lhes dar alguma razão no qeu dizem. O anónimo comentador que em detrimento de se debruçar sobre o conteudo deste post opta por verborrear e disparar em todos os sentidos sem nada acrescentar ao que é exposto neste post, confere razão e valor ao seu teor... tempos do caraças e diz muito bem. Quem diria que passados estes anos todos que o esforço e a dedicação incondicional de alguns “carolas” fosse servir para “entregar de bandeja” a radio a outros interesses que não em razão quase exclusiva aos da murtosa?
Senão vejamos só alguns exemplos curiosos (tambem por curiosidade fui ver o site)
29 de Outubro é uma data assinalada no nosso concelho. Em 2009 comemorou-se os 83 anos da sua criação, no entanto no que toca a notícias (e foi sobre este aspecto da radio que se debruçaram) no site da radio encontramos notícas sobre o dia do município de...Ovar!...
Não é de agora, foi e é por demais publicitado em todos os meios de comunicação social que a questão das acessibilidades da Murtosa, no entanto no que toca a notícias, no site da radio encontramos noticias sobre a beneficiação da EN109 entre...Ovar e Espinho e até uma notícia sobre estacionamentos em Ovar!...

Creio que a chamada de atenção dada é pertinente e de facto a radio da Murtosa encontra-se dissociada da população da Murtosa, é quase como um corpo estranho. É escassa a população Murtoseira que se identifica com a sua rádio, coisa quenão acontece nas localidades vizinhas...tempos foram que assim não era...

Concordo plenamente com o que os autores deste blog publicaram, a rádio deveria virar-se um pouco mais para a sua população e isso não se consegue somente organizando festas e patrocinando noitadas, senão....já que é quase um corpo estanho, que se mude de vez para Ovar...

sexta-feira, 06 novembro, 2009  
Anonymous Uma Murtoseira em terra distantes said...

Bem eu sou Murtoseira, trabalho em Ovar (espero que ninguem descubra), e por isso o assunto do estacionamento até me interessa. Também eu fiz uma pesquisa no site da Saldida e por isso permitam-me perguntar se a Ponte da Varela já não é na Murtosa?... e o Cruzeiro da Ria já não vem à Torreira?... e o Monte Branco é onde?... e a Praia da Torreira é uma extensão de S.Jacinto ou Ovar? há muito mais sobre a nossa Murtosa e claro que tambem tem de Ovar, Estarreja, Aveiro... Coimbra...por aí... por isso é um sitio na web e está disponivel para todo o mundo, a quem lhe encontrar motivos de interesse, e pelo numero de visitas que eles apresentam lá, parece-me que há muitos cibernautas que os encontram... De resto o post "Habemus musica" contraria tudo o que o Sr BB (será BB de Bota aBaixo?)e seus amigos Anonimos aqui escrevem.
Já agora Sr BB pode-me dizer onde é as Estação da Luz na Murtosa? Veja o tema do seu blog : Murtosa In "Diversão Nocturna e Diurna"
Maribar
Estação da Luz
Club 8
Onde Quiseres
Teatro Aveirense
Coco Loco
Clandestino Bar
Cacou Caffé
Quest Bar Disco

Com tantos locais de diversão nocturna na Murtosa so conhece o Maribar?? Talvez se ouvir a Saldida fm encontre mais alternativas cá na terra... tirem lá as "palas" e vão trabalhar...

sexta-feira, 06 novembro, 2009  
Blogger BB said...

Cara Murtoseira,
Creio que não leu bem (ou não quiz ler) o conteúdo do post publicado.
Em lado nenhum dizemos que não existem notícias sobre a murtosa, o que referimos somente é que a preponderância das noticias dizem respeito a OVAR e pelos comentários colocados em outros posts não somos os únicos a pensar assim.....

Quanto ao seu comentário sobre o Maribar; Estação da Luz e afins, não faz qualquer sentido de ser, mas no entanto não deixa de ser curioso o facto de que não refere por exemplo que a listagem de blogs é exclusivamente Murtoseira, nem que a secção de Destaques, o link para o Ensino, as Estadias, o Desporto, a Musica “On line” dizem respeito em exclusivo á Murtosa.

Vá Lá..tire lá voçê as palas e leia como deve ser.....

sexta-feira, 06 novembro, 2009  
Anonymous Bruno Barros said...

Que saudades eu tenho da Saldida!Dos carolas que lá trabalhavam,João Belo e as suas musicas,João Garrafa e os discos pedidos e as calinadas Joaquim Gulherme ora passava musica mediaval ora passava metal ora falava das beatas que sujavam as estradas com verdes para passar a procissão.Bons tempos aqueles!Agora não tem piada, temos que fazer uma petição para o regresso destes carolas.Apelo a alma Murtoseira!

sexta-feira, 06 novembro, 2009  
Anonymous Anónimo said...

A rádio está muito bem como está e foi um achado terem aparecido os gajos de ovar, e enquanto não se chatearem é deixá-los andar que andam bem...
Se a Murtosa não tem um mercado que garanta, só em despesas fixas, mais de 5000 euros mes, tem que ir pa algum lado.
o gajo do jornal também se queixa do mesmo
quem for ao cubíbulo sede, ele tem lá um enrolado com a relação deles e aquilo até mete medo ao susto, se fosse comigo mandava a Murtosa fo...
atão os emigras mais de metade deles ferra o calote e gente dita bem de vida e de sucesso, numa coisa que custa meia dúzia de tostões
São posturas, e só as assume quem quer

quinta-feira, 12 novembro, 2009  
Blogger BB said...

Bem..aqui está um comentário com algum sentido de ser.
Se as despesas fixas da rádio são as que menciona, verdade seja dita que tambem estamso em crer que a Murtosa não tem tecido financeiro para as suportar, podemos estar enganados, mas achamos que não.
Entregar a questão "aos gajos de Ovar" como refere o comentador,é de facto uma opção, em nosso entender existiriam outras que porventura não desvirtuassem tanto o "coração" da SFM, mas concordamos com a sua frase final:
São posturas e só as assume quem quer... o que não nos impede de dar uma de "Galileu" quando afirmou perante a santa inquisição que era de fcato a terra que girava ao redor do sol, mas deixando escapar "entre dentes" que ela tambem gira..

quinta-feira, 12 novembro, 2009  
Anonymous fanfas said...

É uma cena fora. Tive durante um ano e dois meses ligado ao desaparecido Correio da Murtosa e realmente era de bradar aos céus. Via o péssimo ordenado cair ás pinguinhas, passava os dias sem fazer nada e depois levei um chuto dragão sem mais nem menos, neu eu fazia ideia de onde vinha a massa porque só meia duzia é que pagava para o ter. O outro queixa-se, mas se tem muitos ke não pagam, também tem muitos que pagam e lá vai revesando.
fizeram-me andar porta a porta a cravar pessoas e
Depois de um momento pro outro, fez pum e sumiu sem deixar rasto e nem um tostão mais vi
há cenas que ninguém entende

segunda-feira, 16 novembro, 2009  

Enviar um comentário

<< Home