domingo, maio 08, 2005

Factos Históricos - II

"Foi talvez pelo ano de 1200 que se fixaram neste rincão da beira-mar algumas famílias de marnoteiros e pescadores que não tardaram a aproveitar também os recursos da terra.
Numa doação ao convento de Tarouca, no ano de 1242, aparece mencionada, com o nome de Morrecosa ou Mortecosa, uma marinha de sal que não será temerário aproximar das origens da Murtosa, no entanto, é possível que, a princípio, lavradores e pescadores formassem classes aparte, pois a actual vila provém de dois núcleos distintos.

Pardelhas pertenceu ao termo de Figueiredo, e os seus moradores eram foreiros do mosteiro de Vila Cova, situado na freguesia de Sandim.

Murtosa entrou no Couto de Antuã e Avanca, pertencente ao Mosteiro de Arouca.

Ambas se desenvolveram a par e formaram em bom entendimento uma unidade para o governo eclesiástico, antes de constituírem uma unidade para a administração civil.
Num "Promptuário das Terras de Portugal" organizado em 1689, afirma-se explicitamente essa divisão: pertenciam ao termo da Bemposta os lugares do Ribeiro, Agra, Rua do Ribeiro, Pardelhas, Outeiro, Caneira e a Póvoa da Saldida; ao de Estarreja ficavam Murtosa e Monte.

A documentação relativa aos dois aglomerados populacionais tem de procurar-se respectivamente no que resta dos cartórios de S.Bento da Ave-Maria (para a qual passaram as freiras de Vila Cova em 1535) e de Arouca.

1 Comments:

Blogger BB said...

Os factos de ontem são as recordações de hoje, assim como os de hoje serão concerteza os factos históricos de amanhã.

Creio entender onde o anónimo pretende chegar com o seu comentário, mas sugiro que leia o primeiro post pois não é esse o objectivo primário deste blog.

De qualquer forma agradeço o seu interesse.

terça-feira, 10 maio, 2005  

Enviar um comentário

<< Home