sábado, julho 30, 2005

Pardelhas a Freguesia – Parte II

No post anterior tinha mencionado que em meu entender existem duas grandes injustiças no concelho,uma é Pardelhas estar remetida á posição de um mero lugar a outra injustiça é a Praça Jaime Afreixo.

A Praça Jaime Afreixo é uma injustiça por duas razões:
1ª – Pela importância histórica do seu contributo deveria a nossa homenagem ser-lhe prestada na Sede de Concelho e não num lugar do concelho.
2ª – Pela praça ter sido extropiada da figura mais emblemática do concelho, a Varina.
O Jaime Afreixo já se foi mas as varinas ainda por cá continuam...

Se existiu a “coragem” ( todos a relatam como tal mas pessoalmente não vejo a questão dessa forma ) de recuperar o Edificio Tavares Gravato e lhe dar um propósito nobre e de utilidade publica então que se tenha tambem a coragem de corrigir estes clamorosos erros e repor a verdade histórica :
Restituir a Varina ao seu lugar de Origem e de Direito “O centro do Concelho”
Restituir Pardelhas á sua posição condigna dentro da estrutura do concelho.
Homenagear de forma justa e condigna Jaime Afreixo, na sede do concelho e não num lugar.

Já li por esses bolgs fora que esta pretensão visa somente “matar” saudosimos de uns quantos, felizmente que esta e outras afirmações do género não são produzidas pelos “Filhos da Terra” apesar de ser nesta terra que vivem, que os acolheu e onde recolhem alguma notoriedade mas que tantos defeitos lhe apontam...

Se algum dia aparecer no centro da praça um marco de granito com a seguinte inscrição: Murtosa, foi aqui em PARDELHAS que tudo começou “ já sabem quem é o autor da proeza....