sábado, junho 18, 2005

Escola Pardelhas – Monte ( I )

“ Esta casa de ensino primário, cuja edificação se inaugura solenemente neste dia, deve preencher uma das mais fulgurantes páginas da história contemporânea local e será uma glorioso padrão a atestar ás gerações vindouras e profundo sentimento bairrista dos filhos desta bela nesga de Portugal, que a mais linda Ria do Mundo – Ria de Sonhos e encantos – acaricía e beija em meiguices de noiva formosa.”
Do discurso pronunciado pelo Sr.Julio Baptista – Presidente da Comissão administrativa das obras da escola primária Pardelhas-Monte durante as cerimónias do lançamento da primeira pedra, conforme foi publicado ao
“Progresso da Murtosa” de 2 de Março de 1930

Meses antes da récita e do lançamento da primeira pedra, dizia o ilustre Dr. Carlos Barboza a
19 Janeiro 1930 ao Progresso da Murtosa:

“ Não há palavras que dêm vida a uma ideia nem convicção que a ampare, quando a sensibilidade dos homens não vibra ao seu contacto. Amortece e morre como as rosas a que faltaram a seiva da terra e o calor do sol. Pode ser generosa, levantada mas não triunfa, se a alma do povo não a acolhe, sentindo a sua verdade, reconhecendo o seu alcançe.
Com esse acolhimento contamos quando um dia resolvemos submeter á consciência dos filhos da nossa terra a ideia da construção de uma escola entre Pardelhas e Monte”

Na mesma edição , M.Lopes Pereira escrevia :

“ Se as circunstancias mandam, como é certo, a vida da nossa terra, o seu futuro, o seu ascender continuo pelo caminho de um progresso radioso, impõem a que todos nós nos agrupemos d’alma lavada e sã, na comunhão sagrada das mesmas aspirações, e nos unamos firmes, todos num, á volta do altar cujo sacrário recebemos o nome, para o defendermos dos inimigos que o espreitam, invejosos da sua gradesa e prosperidade. “


São estes fragmentos de um passado esquecido que resolvi trazer uma vez mais á luz do dia...