segunda-feira, outubro 23, 2006

NORTADA SPOT

È PROFUNDAMENTE LAMENTÁVEL….. mas é assim mesmo.

Quem por lá passa sabe da sua existência.
Quase todos já vimos os “papagaios” a esvoaçar na ria do lado dos ameirinhos.
Quase todos temos opinião formada sobre a falta de desenvolvimento da Murtosa.
Quase todos contestamos o facto de que turisticamente, há anos, temos um bem natural á nossa inteira disposição e não aproveitamos TODAS as suas potencialidades a fim de divulgar as naturais potencialidades do nosso concelho.

…Todos sabemos NADA ou quase nada sobre o que é que por lá se passa…

Aqui fica a nota “Muy Digna” de Registo…

O que eles fazem dá pelo nome de: KITESURF e WINDSURF
O que eles têm montado nos Ameirinhos é uma escola de Windsurf e Kitesurf
Eles dão pelo nome de: NORTADA SPOT e são o ÙNICO centro de Kitesurf reconhecido pelo IKO ( International Kiteboarding Organization), com mais de 300 alunos a usufruírem das suas actividades e elegeram o NOSSO CONCELHO para as suas novas instalações.

O Site que têm http://www.nortada-spot.com é por demais elucidativo das suas actividades, das suas potencialidades e do programa que oferecem que até inclui passeios a cavalo todos os fins de semana… e quem gere os destinos do concelho, quem tem por obrigação fazer mais e melhor por todos nós (pelo menos é essa a ideia que temos quando elegemos cargos públicos), não têm o “savoire faire” (para não utilizar outra adjectivação), de utilizar este”fenómeno” de publicidade gratuita em nosso favor… já nem falamos em apoiar esta organização…

Esta só pode ser cerrada e sem clemência…
Mas o que é que andam a fazer os Srs Vereadores, responsáveies pelos pelouros da:
- Cultura
- Acção Social
- Educação e Juventude
- Desporto e Tempos Livres
- Ambiente e Qualidade, Espaços Verdes e Espaços Publicos

A dormir na cepa…, alguns a sobrecarregar o erário público com um encargo mensal que teremos que suportar durante os próximo 4 anos sem efeito practico nenhum para o concelho, ou será que algumas das vozes um pouco mais “fundamentalistas” que no inicio do mandato se levantaram num coro de protestos tinha afinal razão? Por muita pena nossa, mas quando não se sabe mais, mais não se pode exigir…

Seria de todo inviável que a CMM estabelecesse uns quaisquer protocolos de participação/cooperação com esta gente enquadrada dentro de actividades de desporto e tempos livres dos jovens das nossas escolas?

Seria de todo inviável que a CMM estabelecesse uns quaisquer acordos de princípios dentro de um qualquer âmbito de acção social, onde se pudesse alertar os jovens, e não só, para a preservação do bem natural que usufruímos, por forma a permitir que actividades destas e/ou similares pudessem também ser acolhidas no nosso concelho?

É de louvar as acções de limpeza, designadas por “Operação Margem Limpa” que têm vindo a ser organizadas, mas são acções BÁSICAS, que não inovam, que se limitam aos “recursos” existentes e á constante boa vontade existente, se bem que é importante não descurar isto nem deixar que a mesma esmoreça, o que realmente precisamos é de INOVAÇÃO, trazer para cá o que não temos e quando uma organização destas literalmente no bate á porta, se instala no nosso concelho usufruindo de condições que todos reconhecemos serem magníficas, não a tentamos integrar o mais possível na vivência do nosso concelho, utilizando em nosso favor todas as mais valias que isso pode representar em termos de exortação publica das valências que podemos oferecer existentes por cá.

E sobre esta matéria, só um reparo muito mas muito bairrista…
O Sr. Vereador do ambiente e afins bem que podia ser também um pouquinho mais bairrista. Canal de OVAR????...entre a Varela e os Ameirinhos???... Vai lá Vai….
Já que pelos vistos lhe falta esse “veia bairrista” ao menos chame-lhe Ria de Aveiro, a posição que ocupa não se fere com isso e quem o elegeu fica agradecido…

Justificaram-se com a Inovação, mas o que vemos, tão somente, é mais do mesmo e mais dispendioso…Isto quase parece a letra de uma musica muito antiga que exortava a diferença linguísticas entre Americanos e Ingleses. A letra, salvo erro, era mais o menos assim:
“You call it potato, I call it Potáto…”
“You call it tomato, I call it Tomáto…”
“ Potato, Potáto, Tomato, Tomáto..ohhh but what a wonderful world..”
...é isto que pelos vistos temos no executivo …

Quanto a nós por cá, com muita ALMA, daremos todo o suporte possível e prestaremos toda a publicidade possível a esta organização.

Bem haja pela escolha que fizeram…. Não podia ser melhor.

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

lamentável parece-me ser a situação que se vive com os cemitérios da freguesia da murtosa. agora isso do caite surf... deixem o acessório e passem ao essencial... até porque quem diz a verdade não merece castigo.

quarta-feira, 25 outubro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Vergonhoso é o mínimo que podemos dizer!
Mas não de admirar.
Vejamos, os BVM organizaram um rally paper, coisa que há muito não acontecia. O executivo esteve lá?
nops....
E porquê, perguntam vocês? Porque foram para Setúbal mostrar uma rusga...
Inteligentes!
Faça-se publicidade ao que é nosso lá para as terras do Sado, pois os burros dos murtoseiros já votaram por quatro anos, não precisam de apoio!
E depois diz-se que não se faz nada pela terra,pudera, quem quer fazer perante estas atitudes perde logo a vontade

quinta-feira, 26 outubro, 2006  
Blogger BB said...

Se algo de anormal se passa com os cemitérios no concelho, seria interessante saber em detalhe o que se refere o "anónimo" que tal referiu. Assim podemso investigar e porventura, caso se justifique, elaborar um post gpara alertar para tais situações.

quinta-feira, 26 outubro, 2006  
Blogger BB said...

A divulgação da Murtosa fora das portas do nosso concelho é de facto importante e necessário, tanto a nível empresarial como cultural, a questão que se pode levantar sobre a ida a Setubal é quais os dividendos para o concelho? Se bem que não deixa de ser importante levar um pouco da Murtosa aos murtoseiros que se encontram fora dela, tanto faz ser em Setubal como nos Estados Unidos, França, Alemanha ou onde quer que estejam.

Se bem que discutível esta necessidade, pois hoje os meios de comunicação que aproximam quem está fora sejam muito mais vastos que os existentes há uma década ou mais atrás e que por conseguinte estreitam o gap existente, o importante em nosso entender prende-se com o facto de publicitar as mais valias que temos por forma a atrair para o concelho aquilo que não temos, aliciar empresas e/ou associações a investirem em nós e nestge âmbito quando uma organização como a Nortada Spot se instala no nosso concelho, só por falta de capacidade ou visão é que não aproveitamos todas as mais valias que podemos retirar de tal situação.

quinta-feira, 26 outubro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

parece que os meus caros bloguistas estão alheios à realidade do concelho no que respeita à gestão dos cemitérios... há que indagar... ou não sabiam que os dois cemitérios da freguesia da murtosa são os únicos geridos pela CMM sendo os outros geridos pelas respectivas juntas de freguesia...agora não vale a pena ir lá ver pois são os finados e está tudo limpinho e com relva (imagine-se!) atrás dos jazigos... e o resto do ano? há que discutir estes assuntos de interesse para a murtosa, e deixem lá o surf para quando formos um paraíso à beira mar e ria plantado...

sexta-feira, 27 outubro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

MAs e que nos somos um paraiso á beira mar e ria plantados, e não existe ninguem no poder com cabeça e INTELIGENCIA para fazer disto um paraiso melhor e mais apetecivel.....
Conhecem a musica do Zeca Afonso intitulada FORMIGA NUM CARREIRO???
OUÇAM-NA!!!
Diz assim..."A formiga num carreio vinha em sentido contrário....Mudem de rumo, mudem de rumo....ja la vem outro carreiro"

E a MURTOSA na musica é a formiga....ANDAMOS EM SENTIDO CONTRARIO!!!

Quando se gasta uma fortuna na CULTURA......e se deixa o resto para trás!!!Mas foi isto que o povinho escolheu para ser o presidente de todos nós....agora temos de os aturar 4 anos....e o futuro não se sabe!Porque se quiserem eu faço o mesmo que a PSEUDO Drª Aurora por metade do oredenado de 3000 € , que esta aufere.....Organizar festas e feiras e fáçil!!!!!!

domingo, 29 outubro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Se está tão preocupado com os cemitérios vá lá e limpe-os, pelo menos a sua parte. Foi exatamente isso que a escola de Kitesurf fez. Não me parece que tenha tido grandes apoios camarários para se instalar na zona mais bonita da
Ria de Aveiro. E isso é que devemos salientar. Temos uma beleza mesmo aos nossos olhos e continuamos a desviar as atenções para problemas completamente absurdos e sem qualquer comparação lógica. Parece que parámos no tempo, não saímos da estaca seca. CHEGA, BASTA. O cemitério é importante para venerar aqueles que já partiraram e muitas saudades deixaram, mas a vida continua e temos nós que aproveitar tudo o que podermos para desfrutar ao máximo o tempo que cá estamos. Não tenham inveja dos que veêm de fora e conseguem dinamizar o que "nos pertence". tenham é vergonha de não sermos nós capazes de tal.
Jonas

segunda-feira, 30 outubro, 2006  
Blogger BB said...

Efectivamente a questão pertinente deste post é precisamente essa ou seja é com imensa pena (para não utilizar a expressão do comentádor) que nós por cá não tenhamos a capacidade de dinamizar um dos nossos recursos naturais em nosso próprio favor e que sejam outros a faze-lo, ademais nem assim temos o "savoire faire" de "apanhar a onda" dessa dinâmica. Concordamos!

Quanto á questão dos cemitérios que foi levantada por outro comentador..bem..não deixa de ser verdade que se cada um cuidar da sua campa e da zona envolvente não é o facto da gestão do mesmo estar a cargo duma J.Freguesia ou da Câmara que vai fazer com que o dito cemitério esteja limpo e apresentável.

terça-feira, 31 outubro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

o caro amigo jonas está muito nervoso e isso faz com que nao consiga racioinar perante o que está aqui em causa. é tudo importante, o que venha por bem e que melhore as "ofertas" do nosso Concelho não só aos de cá como aos "de fora", isso é uma verdade e não merece sequer que se fale mais nisso. mas será que é uma questão prioritária? é prioritária a OTA? e o TGV? na Murtosa acho que as pessoas, lá porque pertencem a uma instituição que se sente abandonada ou pelo menos não apoiada, ficam ressaibiadas com coisas muito insignificantes e depois a culpa é da CMM. falou e bem em eu limpar o cemitério. fique descansado que felizmente não tenho nenhum querido sepultado nesses dois cemitérios que referi agora não me deixa de causar alguma tristeza ver o que se ve "de fora". mas essa e outras verdades virão a lume brevemente e todos poderão constatar o que refiro. não esqueça porém o meu caro que essas práticas (surf), radicais ou não, são pagas pelos utilizadores e a empresa visa o lucro. além de que, em qualquer altura, se decidirem mudar de sitio lá se "vai" a Murtosa. Certo é que os cemitérios não irão mudar para lado nenhum.
já agora estamos a assitir impávidos e serenos à degradação do edificio onde funcionava a escola c+s da Murtosa. alguém puxa isto à discussão? e a situação que se vive na escola primária da Murtosa? alguém sabe ao que me refiro? e o facto dos Bombeiros serem os maiores "gastadores" da região centro no que respeita a transportes de pessoas? da região centro ouviram bem! e a degradação da antiga fábrica das enguias? e o SMM que gasta fortunas com jogadoras de tão longe para quê? ou acham que elas vêm de fora porque gostam da Murtosa? a culpa disto é da CMM? ou será das pessoas que estão à frente da instituição? isto são constatações e muitas mais existem. puxem os assuntos sérios à discussão e verão as "velhas" ressaibiadas a defenderem a sua donzela, que tal como tive oportunidade de ler, não são mais que gatas borralheiras sem fada madrinha...

terça-feira, 31 outubro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home