sexta-feira, fevereiro 23, 2007

SAP da Murtosa - ADEUS !

Por edital de 27 de Novembro de 2006, também disponível no site da CMM, se ficou a saber que ficou aprovado em Assembleia Municipal uma moção que pretende vincar a determinada oposição ao encerramento do SAP do centro de saúde da Murtosa e já agora também dos serviços de urgência do Hospital do Visconde de Salreu.

Lendo a dita Moção, ficamos a saber quais os argumentos esgrimidos:

- Reconhecida falta de eficácia a nível de transportes públicos.
- Dificuldade de deslocação dos mais desfavorecidos.
- População com pirâmide etária invertida e consequente aumento de necessidades e cuidados.
- Características de sazonalidade que triplicam a população carente de cuidados na época de veraneio.

Postos perante estes factos o que é que podemos deduzir:
Primeiro: Se o Governo insistir e quiser mesmo fechar FECHA, mas nós Murtoseiros ficamos ao menos gratos pela vitória moral pois elaboramos uma Moção… Nem nos vamos dar ao trabalho de ir ver como que é que a C.M. Estarreja se posiciona sobre a matéria do potencial fecho das urgências do Hospital de Salreu só para não ficarmos mais maldispostos…

Segundo: Não nos parece que o executivo esteja preparado com qualquer plano de contingência caso o fecho se venha mesmo a verificar, ou vão ficar sossegados e de consciência tranquila quando os problemas se começarem a avolumar, tendo sempre pronta na ponta da língua a resposta habitual de que nada podem fazer sendo que até aprovaram uma moção contra, mas o Governo é soberano e a responsabilidade é deles… Mas que bem que isto vai saber a quem precisar de cuidados imediatos e não os tiver!!!

Terceiro: Será que já notaram a imagem “coitadinha” que se está a transmitir do concelho, senão vejamos: Temos uma rede de transportes públicos deficiente, graças a Deus que ainda temos os burros do Nédio e do Paulino…
Temos uma população cada vez mais envelhecida, pudera… o concelho estagnou, não se criam quaisquer condições para fixação de população mais jovem quiçá através do incentivo á fixação de industrias no concelho que criem postos de trabalho…
No verão, fruto dos nossos recursos naturais que não sabemos potenciar, a Murtosa fica um caos autêntico, nem um miserável plano conjunto com as forças policiais se consegue fazer por forma a minimizar o caos do transito de e para a Torreira no verão.
Houve um ano em que alguém se lembrou de fazer um plano destes com a GNR e as coisas funcionaram…duas vias a sair da Torreira que na zona do restaurante a Tricana, confluíam para a via normal, quem ia para a Torreira, virava no acesso da Tricana e ia sair á capela de S.Paio…simples practico mas acima de tudo EFICAZ !!!!

Quarto: Apesar de tudo somos bons vizinhos, pois damo-nos ás dores dos outros, assim sendo cá estamos nós publicamente a assumir a defesa dos interesses dos Estarrejenses.
Sim é verdade que nós Murtoseiros temos interesse e muita utilidade no dito serviço de urgências, mas o Hospital da Feira não fica assim tão longe quanto isso, um pouco mais que Salreu é verdade mas nenhuma calamidade, alem do mais é de longe preferível ao Hospital de Aveiro…, mas nós não temos “fronteiras” com Vila da Feira…

Resumindo, sentimo-nos satisfeitos por termos aprovada uma moção, daqui não passamos e quando o encerramento se efectivar, resignamo-nos porque coitadinhos somos “piqininos” e nada podemos fazer senão aceitar e calar.
Só espero que tiradas destas seja os últimos cartuchos de 2006 que o executivo tem para andar a dar tiros nos pés.
Que em 2007 acordem em definitivo para a realidade que os rodeia pois sendo verdade que o “papel” é importante, que não se limitem a ele.

Continuamos a achar que o executivo ainda tem capacidade para inverter esta situação, só têm é que se tornar mais pró-activos e “descerem um pouco á Terra”