terça-feira, outubro 02, 2007

Plano Municipal de Emergência

Fomos verificar o “link” existente no site da Câmara Municipal da Murtosa, que nos dá acesso á área de Protecção Civil da Murtosa e subsequentemente ao Plano municipal de Emergência da Murtosa.

Para começar, o documento disponível é a Proposta de Revisão datada de Outubro 2006 e são logo 28 Páginas, sendo que só a partir da página 21 é que se começa a vislumbrar informações sobre a orgânica deste plano, até lá o documento retrata um relato geográfico,histórico, objectivos e legislação aplicável, rementendo para o site do Serviço Nacional de Bombeiros a refª permanentemente actualizada da legislação em vigor.

Nas páginas 15 a 19 são identificados os potenciais riscos a ter em conta.
Na página 21 fica-se a saber como é que está estruturado hierarquicamente o designado Centro Municipal de Operações de Emergência e Protecção Civil e como funciona.
Na página 22 fica-se a saber quais são os níveis de emergência considerados e como o mesmo plano é activado.
Nas páginas 23 e 24 ficamos a saber o que fazem os Serviços Municipais de Protecção Civil quando é declarado uma emergência.
Na página 25 temos um quadro genérico designado por “ Guião Operacional do Plano”
Nas páginas 26 e 27 temos um capítulo superiormente designado por: Administração, Responsabilidade Financeira e Logística (Anexo IV) e finalmente na página 28, no último capítulo desta saga temos Informação Pública (Anexo XIV) subdividido em meios de aviso ás populações e orgãos de comunicação social.

Que o documento está bem estruturado concordamos, agora que serve a população Murtoseira que o consulta…nem por isso mas está bem, mas acima de tudo o que nos preocupa é o seguinte:
Será que já foi testado?
Será que o executivo já fez algum simulacro (não preparado claro) de modo a detectar as eventuais falhas e implementar eventuais acções correctivas de modo a melhora-lo?

Que se pense nisto um pouco da próxima vez que tivermos uma daquelas chuvadas que inunda tudo e todos ou quando as marés da Ria subirem a níveis preocupantes, imaginem essas situações extrapoladas a níveis que justifiquem o Plano de Emergência Municipal ser accionado e imaginem o que será se o mesmo, embora estruturalmente no papel esteja muito bem elaborado, na practica tem pouca ou nenhuma utilidade funcional.

Pensem nisso um pouco….

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já que tendes tanto tempo livre, façam um vocês e metam-no aqui, pode ser que eles o leiam...

terça-feira, 02 outubro, 2007  
Blogger BB said...

A título de exemplo decidimos publicar este comentários por forma a demonstrar o porquê dos comentários que nos são enviados serem previamente escrutinados por nós antes da sua publicação.
O tema do post é em nosso entender pertinente e de modo algum é degenerativo em relação ao documento referenciado. Agora imagine-se se acontecia na Murtosa o que recentemente aconteceu lá pelas bandas da Capital. Será que o plano elaborado está á altura de responder a uma situação dessas?

O leitor optou por este comentário,alheando-se do que realmente interessa. Numa situação "normal" este comentário não seria publicado.

Aqui fica o esclarecimento, devidamente exemplificado da razão pelo que optamos por escrutinar os comentários que nos são enviados.

terça-feira, 02 outubro, 2007  

Enviar um comentário

<< Home