segunda-feira, janeiro 18, 2010

HAJA RESPEITO !!!

Pese embora não seja este o objectivo primário deste blog, decidimos hoje publicar um post que expressa uma opinião particular sobre uma questão que não afecta a Murtosa em particular mas sim todos os Portugueses católicos.

Primeiro e antes de tecer qualquer outra consideração: Estamos profundamente indigandos pela falta de respeito demonstrada pela confissão que professamos, a religião Católica Apostólica Romana. De facto nos ultimos tempos tem-se verificado um ataque cerrado aos católicos, sendo a ultima barbaridade a recente discussão sobre a inclusão de gays nos casamentos de Stº António.

Em nosso entender a própria designação dada:
- Casamento entre pessoas do mesmo sexo é atentatória aos costumes da Igreja, pois o termo/significado “casamento” tem em si próprio uma caríz religioso. A designação proposta (e não aprovada) “união civil entre pessoas do mesmo sexo” seria mais propriada”

A rapidez com que o presidente da Camara de Lisboa veio dar o dito pelo não dito (primeiro aceitando integrar gays nas celebrações e posteriormente excluindo os mesmo) reflecte sem sobra de dúvida o quão fracturante se torna este tema, tão fracturante que os partidos politicos não o quizeram sujeitar a referendo. Quando lhes interessa e convem referenda-se pois o povo é soberano e deve ser ouvido, mas quando não lhes interessa, então a “esfarrapada desculpa” é a de que o parlamento tem legitimidade para legislar sem recorrer a referendos... Sempre se viu esta postura á “esquerda”
Vêm agora advogar que a orientação sexual não pode ser um critério de exclusão para os casamento de StºAntónio, afirma mesmo o presidente da ILGA que “desde que a lei seja aprovada, não podem negar o acesso de ninguem ao casamento civil...” Chega mesmo a afirmar, esta bendita personagem que : “Os casamentos de Stº António são uma festa de Lisboa...”...e assim pensa muito boa gente pela capital deste nosso “império”

Primeiro e antes de tudo:
Desde quando é que a Lei da Igreja (e este facto aplica-se seja qual for a religião professada) se sujeita á lei do homem?
Os casamentos de Stº António são uma festa de Lisboa sim senhor, não fora ele o santo padroeiro da capital, mas uma festa religiosa e uma festa religiosa CATÓLICA! que infelizmente, desde 1997, o catolicismo inerente á mesma se tem vindo a diluir com a inclusão de casamentos civis nas cerimónias e inclusivé com a inclusão de outras confissiões religiosas no evento.

Se vamos “abandalhar” então que se separe as águas:
Deixe-se de se fazer qualquer alusão ao Santo Católico e que lhe chamem outra coisa qualquer sem qualquer tipo de alusão á confissão a que o Santo pertence.
Que lhe chamem os casamentos de lisboa ou as uniões de lisboa.
O ridículo chega ao ponto de já se terem envolvido juristas na discussão:
Diz um: - “É discriminatório mas não é ilegal”
Advoga outro: - “Excluir os gays dos casamentos de StºAntónio é uma ilegalidade com violação dos princípios da igualdade”
Por fim a mais sensata e corajosa das afirmações: -“ Não existe qualquer ilegalidade em impedir a inscrição de homosexuais nas celebrações. Existe uma referência religiosa pelo que não há qualquer violação da constituição”

As afirmações são do melhor que há, veja-se só algumas das “Pérolas”:
“Santo António já é património mundial”, refuta o coordenador nacional do movimento de católicos homossexuais Rumos Novos, José Leote, defendendo que a Igreja não detém a exclusividade do santo casamenteiro.

O presidente da Ilga encara a decisão de António Costa como um acto de exclusão e discriminatória. "Os Casamentos de Santo António são um evento da cidade e não religioso", adiantou.

Isto podia continuar por aqui fora, mas seria deprimente demais...

Haja respeito. Os católicos nada mais exigem do que isso.
Porque em abona da verdade, não há nada que esta esquerda extremista liberal possa fazer que apague o facto de que Portugal é, sempre foi e sempre será uma país CATÓLICO. Podem tentar retirar de tudo quanto é local toda e qualquer simbologia que se refira directa ou indirectamente á religião católica, mas nada que possam fazer irá apagar o anteriormente afirmado.
Somos um país católico!

Acreditamos piamente na separação de poderes, sem qualquer sobra de dúvida, mas as mentes politicamente liberais á esquerda que acham que tudo podem fazer, incluindo ditar alterações a customes, practicas e se os deixasem...leis que não não suas para alterar, que se mentalizem de uma coisa:
- O estado pode ser laico..... MAS O POVO É CATÓLICO!

Nota Primeira:
Stº António nasceu em Lisboa em 1195 e ingressou ainda moçoilo na Ordem dos Franciscanos. Foi canonizado menos de uma ano após a sua morte em 1231 na cidade de Pádua, Itália e é um santo conhecido pela sua devoção ao pobres.
Nota Segunda:
A iniciativa dos casamentos de StºAntónio começou em 1958. Após vários anos de interrupção, a tradição foi retomada em 1997. A iniciative pretende possibilitar o casamento a casais com maiores dificuldades financeiras.