segunda-feira, outubro 29, 2007

Só faltam 19 Anos...

Celebram-se hoje os 81 anos de elevação da Murtosa a Concelho, foi a 29 de Outubro de 1926.
O “Programa de Festas” começou ás 09:30 com o hastear das bandeiras no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se a tradicional deposição de uma coroa de flores junto á estátua de Jaime Afreixo, na praça de Pardelhas, estátua essa da autoria do escultor H.Moreira, inaugurada em 1951 aquando das comemorações dos 25 anos de elevação a Concelho, destronando para os anais da memória a bela Varina, mas que triste sina a dela… Seguir-se-á depois pelas 10:00 uma recepção aos alunos da escola EB1 de Pardelhas no salão nobre dos Paços do Concelho e pelas 21:00, também no salão nobre, uma sessão solene, evocativa dos 81 anos da nossa Murtosa, durante a qual será imposta a Medalha de Mérito Municipal ao Rancho Folclórico “ As Andorinhas de S.Silvestre”, seguindo-se uma actuação do grupo, e tá feita a coisa…

Existirão contudo algumas considerações a ter em conta por aqueles que pretenderem participar nestas celebrações, a nosso ver:
- Todos os Murtoseiros que quiserem participar nas celebrações terão que se inscrever previamente.
Porquê?
Porque como a Murtosa é um concelho vocacionado para a mobilidade (como tão bem explícito ficou na F.A.R.A.V.), só se poderá aceder aos Paços do Concelho e ao salão nobre de bicicleta, assim inscrevendo-se antecipadamente, saber-se-á quantas terão que ser disponibilizadas e a quem…sic…
- Todos terão que ser portadores de um terço.
Porquê?
Para poder rezar condigna e fervorosamente, pedindo um milagre, caso alguma alma peregrina se lembre de começar a falar em cultura e desenvolvimento.
- Não será preciso levar dicionários. Existirão auriculares com traduções em tempo real de Venezuelano/Português caso surja a necessidade.
- Serão de igual forma disponibilizados, óculos especiais com efeitos 3D. Assim se assegurará que o participante consiga associar as imagens ás palavras quando se começar a exultar o progresso da Murtosa. De salientar que por dificuldades técnicas e de orçamento, só estarão disponíveis imagens da Murtosa até meados da década de 80…

Se á Varina, que por tantos e tantos anos embelezou o centro da vila, fosse dada a oportunidade de voltar ao lugar que por direito próprio é seu, seguramente que só amarrada se manteria lá, pois para onde quer que o destino a tenha levado, vendo no que a sua bela e amada Murtosa se transforma, seguramente só teria vontade de fugir a sete pés….ou não…quiçá não lhe desse vontade de mais uma vez rebentar com as amarras que ancoram a Murtosa e os Murtoseiros a um destino ingrato…

Para nós que por aqui andamos…
Devolvam o centro de Pardelhas ao seu legítimo dono.
Que se reponha a estátua da Varina no seu devido e honrado lugar e com todo o respeito que nos merece o Exmº Almirante, que seja no centro da freguesia, que também é sede de concelho que a estátua em sua homenagem seja colocada…!

Para o ano celebramos 82 anos e haverá mais, só esperamos que não seja do mesmo!

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

No que tange à Varina concordo totalmente com a sugestão.
Quanto ao mais sou a favor de deixarmos a Murtosa continuar a ser uma comunidade pequena para não perder seus encantos e o que existe de bom a se apreciar na vida.
O ser humano não precisa de grandes progressos. O progresso traz consigo grandes problemas.
A beleza da vida e de se viver está na simplicidade.
Vamos brigar para que a Murtosa seja bem administrada, contudo, de forma a não perder as suas tradições.
Não precisamos ser grandes. Precisamos somente de qualidade de vida.
Os moradores dos grandes centros urbanos não tem melhor qualidade de vida do que nos.
Para ir à Torreira não precisamos passar na porta de um grande hipermercado oude shoppings, viadutos, tuneis de metro, para sentir que estamos vivendo bem.

Enfim, por uma Murtosa que mantenha as suas tradições, que permaneça pequena e correctamente administrada pelos seus gestores, quer de esquerda ou de direita.

quinta-feira, 01 novembro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Mas estão á espera de mais? Ora se nem sequer é feriado neste dia como é que esperam que se comemore alguma coisa de jeito? Sem a força dos presentes já é dificíl, então com um maestro sem batuta, torna-se mesmo impossível dar mais dignidade a este dia. Mais vale então comemorar este acontecimento no dia 8 de Setembro. Sempre se ouvem alguns foguetes!

quinta-feira, 01 novembro, 2007  
Blogger BB said...

Já nos apercebemos que o comentador "cavaloheretico" é um assumido e fervoroso adepto do não progresso, contra isso nada, no entanto em nossa opinião não deve cometer o capital equívoco de confundir alguns conceitos e tende a algum exagero.
Não existe qualquer perda de qualidade de vida quando se melhora as condições de vida das populações ou tambem defende que ter acessibilidades a Internet Móvel (que abre as portas do mundo), Radios locais que passam 99% de musica estrangeira, televisão (outro aparelho que abre as portas do mundo)... é sinal de que a Murtosa se está a tornar demasiado urbana? Preferiria concerteza que nos deitassemos com as galinhas e acordassemos com os galos e que á noite nos juntassemos perto do braseiro a contar histórias... Tudo tem e teve o seu lugar!
A Murtosa precisa de começar a fixar a sua população mais jovem e só o fará se criar condições para tal suceda e condições significa emprego e progresso entre outras coisas, tudo isto óbviamente dentro das medidas possíveis e enquadradas dentro da realidade do concelho.

JAMAIS!..iremos aqui advogar ou defender a posição do comentador a.m. simplesmente porque discordamos maioritáriamente dela!
No entanto como a sua opinião é tão válida com a do vizinho, não é por discordar da mesma que não se publica e se dicute...

sexta-feira, 02 novembro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Há que se realçar uma coisa.

De há muito acompanho tudo que se escreve neste blog e se resolvi somente nesta altura manifestar-me foi por respeito e reconhecimento ao elevado trabalho a que se presta as pessoas aqui envolvidas.

Não tenho dúvidas que estão à procura de uma condição melhor para a Murtosa e isso vem também de encontro aos meus anseios e sempre respeitarei e valorizarei qualquer coisa, ao menos sensata, que se faça nesse sentido.

Até porque, o que se viu até agora, no campo de idéias a que se propõe o alma murtoseira, foi meia dúzia de trafulhas aparecerem com determinados blogs com discursos retumbantes, para logo depois resignarem-se na vida medíocre que sempre devem ter levado. (vide blogs de molho, cabeça ao fundo, alma penada e por aí a fora)

Alma Murtoseira é diferente, mostrou e mostra a que veio, com seriedade e persistência.

Jamais teria eu aparecido neste blog (vim para ficar, claro!!! Se me quiserem) não fosse ter a certeza de ter encontrado pessoas com quem efetivamente vale a pena debater.

Sou grande adepto da máxima “não se chuta cachorro morto”.

Não pretendo perder tempo na vida com medíocres e na Murtosa eles, infelizmente, se encontram aos milhares.

É fácil perceber que vocês tem consistência. Asseguro-lhes, eu também tenho.

Se não me barrarem com essa pérfida censura prévia estarei sempre , de forma respeitosa, disposto a somar. Mesmo que eventualmente discorde de opiniões ou comentários postados neste blog, creiam, a minha intenção sempre será honesta.

Vamos ver no que vai dar. Amores ou rancores ???? POR UMA MURTOSA MELHOR.

domingo, 04 novembro, 2007  
Blogger LuisBarbosa said...

Belo espaço! Os meu parabéns!
São pontos de discussão como este que fazem falta.
Todos queremos o melhor para a Murtosa, cada um à sua maneira. É claro que gostamos das tradições e da "nossa" Murtosa, mas não podemos parar! Já estamos parados à muito tempo! E muito do que diz neste post é verdade: a Murtosa precisa de novas ideias, novas estruturas.

Cumprimentos
PS: Retire lá o meu blog (Murtosismos e Afins) dos "mortos" e altere o nome: Canto das Arrôtas.

sábado, 10 novembro, 2007  

Enviar um comentário

<< Home