terça-feira, março 29, 2005

Coração Murtoseiro

- Sois da Murtosa? - inquiri
- Somos de lá sim senhor; e vocemecê porque é que nos conheceu?
- Pela cor da Alma que é a da minha...”
M.Lopes Pereira – Progresso da Murtosa 19 Janeiro 1930

É o que bate dentro deste peito e é do que é feito esta alma.

Sobre a Murtosa existem já alguns blogs, na minha modesta opinião uns com substrato, contexto e efectivamente Murtoseiros, outros servem o único propósito de enaltecer um qualquer conceito de mente superior e ego desmedido que só faz sentido no pequeno mundo em que vive os seus autores.
Uma pena, pois podiam utilizar os seus dotes literários a bem da Murtosa, enfim...
Mas dado que ainda vivemos numa relativa democracia cada um escreve o que lhe apetece e ainda bem que assim é pois pelo menos nisto de escrever não estamos sujeitos a ser interrompidos por um Jorge qualquer arvorado em censor mor que ditando a consciência da populaça nos sujeita ao intragável lapis azul.

Voltando ao que realmente interessa ,a Murtosa, este blog visa satisfazer a minha necessidade de ter sempre presente a minha terra, pois só quando ela nos é subtraída pelos designios da vida é que lhe sabemos dar o real valor e a sentimos com maior intensidade.

Há curiosidades que vieram parar ás minhas mãos sobre pessoas e eventos que seria pecado reter só para meu prazer pessoal além do mais e parafraseando um feliz momento de inspiração :

“A Murtosa de cá e a Murtosa de lá “ numa alusão aos murtoseiros residentes fora do concelho e do país, importar nunca esquecer que tambem existe a Murtosa de ontem e a Murtosa de hoje que cada vez se encontram mais afastadas.

Com um pouco de sorte e alguma ajuda pode ser que a distância se encurte nas nossas memórias.

E se esta minha necessidade de apego á minha terra por via desta forma for agradável a quem se dê ao trabalho de o ler, melhor ainda.