sexta-feira, setembro 11, 2009

Contingências....

OK..a pergunta impõe-se e deve ser feita sem qualquer rodeio: - Existe na Murtosa um plano de contingência para fazer face á Gripe H1N1?

Por incrível que pareça,para muitos a pergunta pode ser descabida (o habitual: "isso só acontece aos outros..."), mas nós entendemos que não e gostariamos de não ser confrontados com a realidade do saber popular:
- “Depois de casa roubada trancas á porta” – tarde demais....

Se não vejamos:
- Somos um município com elevado índice de emigrantes, que por altura do verão voltam todos para umas merecidas férias. Eles já vieram e a maioria já foram ou estão em vias de ir de retorno á Alemanha, França, Suiça, Luxemburgo,Canadá,Venezuela e Estados Unidos.... A maioria veio em viatura própria ou seja, atravessaram fronteiras e entraram em Portugal sem qualquer tipo de controle ou medidas de prevenção, não que elas não existam nos aeroportos nacionais onde se entra um pouco á “la gardene”, mas quem tem oportunidade de viajar por esse mundo fora pode comparar a informação existente nos nossos aeroportos com a informação e postura existente em outros aeroportos internacionais. Continuamos a ser um país de brandos costumes...

- Somos um município “balnear” (perdoem-nos a expressão). Visitam a nossa praia gentes vindas de todos os pontos do país e do estrangeiro...

Sendo estes aspectos factores de risco inegável e não querendo entrar em paranóias a verdade é que tirando a informação que circula nos meios de comunicação nacionais, se por “artes do diabo” surgir um foco de infecção na Murtosa, como se deve lidar com a questão?
Vai de certeza responder quem estiver a ler este post:
-“ Liga para o número 808 24 24 24, linha de apoio criada para o efeito....cceerrttoo.... mas perguntamos:
- Os nossos bombeiros voluntários i.e.estão preparados para lidar com esta realidade? Imagine-se que têm de prestar assistência a uma ocorrência e sem o saberem são confrontados com a eventualidade... de estarem perante uma pessoa suspeita de ter contraído esta estirpe de gripe?...
- Estarão os nossos bombeiros preparados, treinados, equipados com equipamento adequado para lidar com uma situação do género?
- Qual a unidade hospitalar mais próxima de nós equipada para dar resposta a uma situação destas?

O ano escolar está ás portas e por aqui nos ficamos.....

Um belo apelo de puro e simples bom senso:
Sr.Presidente dos Bombeiros da Murtosa, Sr.Presidente da Câmara da Murtosa, Delegado Escolar.... quem de direito... não seria aconselhável, de bom tom, inteligente talvez, um exercício de bom senso... fazer umas sessões de esclarecimento sobre a matéria por forma a que os Murtoseiros saibam como e se estamos preparados para uma eventualidade destas ou vamos mais uma vez dar plena razão á sabedoria popular? - É que depois de casa roubada, podemos de facto por trancas na porta, mas já não evitamos o roubo...esse...já foi feito!”...

quinta-feira, setembro 03, 2009

S.Paio da Torreira - Edição 2009

Ora aí está mais uma edição do S.Paio da Torreia, versão 2009.
Gostamos que as tradições se mantenham, mas de quando em quando dava um certo jeito “elevar a coisa” sei lá...vejamos, serão estes os artistas que irão actuar entre os dias 04 e 08 de Setembro:
- Banda Europa
- Grupo MJ
- Graciano Saga
- Banda Luz
- Banda 2002
- Miguel e André
- Nova União
...desde já aqui deixamos as nossas mais sinceras desculpas a quem se sentir indignado mas....alguem conhece estas bandas? Sem desprimor para ninguem, mas Quim Barreiros (estão a ver no que é que se iria transformar a Torreira com o Quim a tocar?), Mónica Sintra, Emanuel, Rute Marlene...sei lá...só para citar alguns dos nomes mais conhecidos que de momento nos assola a mente, não poderiam vir?... e não nos venham chatear com os custos destes artistas, há tanto sítio onde se desperdiça dinheiro...as coisas bem planeadas.... por aqui nos ficamos.

Até parece que o S.Paio, com todas as dificuldades que é organizar um evento destes, se limita a ser “chapa 5”.
Lá teremos as habituais regatas de moliceiros, as habituais corridas de bateiras e chinchorros, as rusgas (que de tradicionais, pese embora exista gente de valor na Murtosa que se aprimora para reeditar com a maior fidelidade ás tradições do antigamente só para ver um agrupamento que pouco ou nada tem a ver com as nossas tradições ganhar....), a missa e respectiva procissão e as sessões de fogo no mar e na ria..e prontos...já está.
A tradição manda e diz que o S.Paio pouco mais é que rua acima rua abaixo ou seja ir do mar á ria e da ria ao mar, tudo bem, mas sempre se podia fazer a coisa com um pouco mais de “elevação”

Outro ponto curioso de se ver este ano vai ser verificar como se irá processar o fluxo rodoviário. Todos os anos é o que se sabe, filas intermináveis de e para a Torreira, este ano então com o constrangimento causado pelas obras na ponte da varela o cenário deve ser lindo. Será que alguem se vai lembrar de estudar um potencial cenário de percurso alternativo por forma a tornar o fluxo de transito mais fluído de e para a Torreira? Será que alguem se lembrou de estudar com a GNR um plano para orientar o transito que não se limite a um agente em cada lado da Varela e mais um ou outro na zona do restaurante “A Tricana” como vendo sendo habitual todos os anos?
Mais...como vendo sendo habitual todos os anos, os exageros no consumo de alcool vão seguramente voltar a verificar-se, relembro que no ano passado houve leitores que sugeriram que se montasse um pequeno hospital de campanha na torreira, nada mau, mas por outro lado a Torreira tem um centro de saude e assim sendo porque não ter o centro em horário”profundamente” reforçado durante as noitadas a fim de poder atender os mais desprevenidos e incautos quando se toca a copos? Isto sem falar no facto de que a prestação de socorro seria muito mais rapida entre vários outro benefícios que se poderiam enumerar


Seguramente nos quer parecer que esta romaria se torna, porventura até já se tornou em mais uma valia Murtoseira absoluta e completamente desaproveitada.

Seguramente que a RTP; a TVI e a SIC sabem como chegar á Murtosa...